
O Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe, nos dias 9 e 10 de agosto, a 9ª edição da Goiás Feito à Mão, Feira de Artesanato e Economia Criativa. O evento, com entrada gratuita, é uma vitrine para o artesanato goiano, e apresenta neste ano um novo formato, com abrangência regional, palestras, atrações musicais e a participação de mais de 100 artesãos de todo o Estado.
A feira recebe convidados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e do Distrito Federal, promovendo o intercâmbio cultural e aumentando a visibilidade do artesanato local. Entre os destaques estão os bancos em formato de animais feitos por artesãos mato-grossenses, peças em madeira e cerâmica que representam a fauna do Cerrado sul-mato-grossense e os trabalhos em capim dourado do Tocantins.
A programação inclui 52 estandes com produtos em cerâmica, madeira, prata, cristais, bordados e produções indígenas, entre outros. O artesanato goiano terá lugar de destaque, com a participação de mestres artesãos e criações que representam a identidade cultural do Estado. Oficinas gratuitas e abertas ao público também fazem parte da programação, com aulas de confecção de arranjos, cartões com fibras naturais, folhas do cerrado e flores de palha de milho. Para o público infantil, haverá espaço kids, com gibiteca e brinquedos.
A feira ainda contará com estandes de projetos apoiados por instituições parceiras, como a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que apresentará seus bordados tradicionais, cuja renda será destinada a famílias em situação de vulnerabilidade. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) participa com peças produzidas por comunidades indígenas que vivem em Goiás. Já a praça de alimentação, coordenada pelo Sebrae Goiás, reunirá pratos típicos da gastronomia goiana.
Programação musical
No sábado (9), a programação musical começa às 13h com o cantor Guilherme de Castro, que interpreta clássicos da Música Popular Brasileira (MPB). Às 14h, é a vez da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. No domingo (10), os shows iniciam às 11h com o grupo Família Guerra, também com repertório de MPB. Às 14h, o público confere a apresentação do Duo de Cordas Gustav Hitter, seguida, às 15h, pela Orquestra Filarmônica de Goiás.
Palestras
O diretor de Promoção das Culturas Tradicionais e Populares do Ministério da Cultura, Sebastião José Soares, ministra, no sábado (9), às 15h, a palestra “O valor da arte popular como expressão da cultura e identidade de um povo”. Às 16h, a coordenadora-geral do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Loureiro Ellery, fala sobre “As diretrizes da Portaria nº 1.007 que formam a Base Conceitual do Artesanato”.
A entrada é gratuita. Os horários de visitação são: sábado, das 12h às 18h, e domingo, das 10h às 16h. A Goiás Feito à Mão é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada e conta com o apoio das secretarias de Cultura (Secult), Esporte e Lazer (Seel), Desenvolvimento Social (Seds), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além da OVG, Saneago e Sebrae Goiás.

Serviço: 9ª Edição da Feira Goiás Feito à Mão
Quando: 9 e 10 de agosto – sábado, das 12h às 18h; e domingo, das 10h às 16h
Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer – GO-020 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia – GO
Entrada: Gratuita