Exposição “Caminhos de Terra e Vento” conecta artistas de Goiás e das Américas na Vila Cultural Cora Coralina

Mostra promovida pelo Instituto Urukum promove intercâmbio entre produções goianas e a Coleção Rodríguez, do Museum of Contemporary Art of the Americas, em Miami
Vila Cultural Cora Coralina
René Peña (Foto: Divulgação)
Vila Cultural Cora Coralina
René Peña (Foto: Divulgação)

A Grande Sala da Vila Cultural Cora Coralina recebe, a partir desta terça-feira (21), a exposição “Caminhos de Terra e Vento”, intercâmbio que aproxima a arte contemporânea de Goiás ao Museum of Contemporary Art of the Americas (MOCAA), sediado em Miami (EUA), responsável pela Coleção Rodríguez, uma das mais relevantes de arte cubana e latino-americana contemporânea.

Com curadoria voltada ao diálogo entre raízes culturais e liberdade criativa, “Caminhos de Terra e Vento” propõe uma reflexão sobre os percursos da arte, onde movimento e memória se entrelaçam em constante transformação.

A curadoria é assinada por Dayalis González Perdomo (Miami), responsável também pela mediação do projeto por meio da GALA Foundation, e pelo artista goiano Aguinaldo Coelho, doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Juntos, criam uma ponte simbólica entre dois territórios culturais, aproximando a Coleção Rodríguez de acervos e instituições goianas em uma mostra que celebra afinidades visuais e poéticas entre os artistas.

“Caminhos de Terra e Vento” reúne 42 artistas da Coleção Rodríguez e de coleções parceiras, além de 50 artistas de Goiás, totalizando 120 obras. O conjunto goiano inclui trabalhos de acervos públicos, como o Museu de Arte de Goiânia (MAG), Museu de Arte de Anápolis (MAPA), Museu de Arte de Britânia (MABRI) e Instituto Antônio Poteiro, além de coleções particulares e obras de artistas reconhecidos do estado.

Realizado pelo Instituto Urukum, o projeto tem apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A mostra segue em cartaz até 7 de dezembro, com expectativa de cerca de 12 mil visitantes. A Vila Cultural Cora Coralina funciona todos os dias, das 9h às 16h, com entrada gratuita. Animais de estimação são permitidos em algumas exposições, desde que com coleira.

Vila Cultural Cora Coralina
Marcleo Solá (Foto: Divulgação)
Vila Cultural Cora Coralina
Manuel Mendive (Foto: Divulgação)
Vila Cultural Cora Coralina
Ana Maria Pacheco (Foto: Divulgação)
Vila Cultural Cora Coralina
Siron Franco (Foto: Divulgação)

Serviço: Exposição “Caminhos de Terra e Vento” na Vila Cultural Cora Coralina

Abertura: Terça-feira (21/10), às 19h
Local: Grande Sala – Vila Cultural Cora Coralina (Rua 23 com Rua 3, Setor Central, Goiânia)
Período: 21 de outubro a 7 de dezembro
Visitação: Das 9h às 16h (fechamento do espaço às 17h)
Entrada: Gratuita.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.