Expoind 2025 apresenta a indústria do futuro em quatro dias de inovação em Goiás

De 29 de outubro a 1º de novembro, o Centro de Convenções de Goiânia recebe a Expoind 2025, que reunirá empresários e especialistas em tecnologia, sustentabilidade e negócios internacionais.
As mas modernas soluções tecnológicas para a indústria serão apresentadas no evento, que vai do dia 29 de novembro até 1º de novembro
Fotos: Fieg/Alex Malheiros
As mas modernas soluções tecnológicas para a indústria serão apresentadas no evento, que vai do dia 29 de novembro até 1º de novembro Fotos: Fieg/Alex Malheiros
As mas modernas soluções tecnológicas para a indústria serão apresentadas no evento, que vai do dia 29 de novembro até 1º de novembro Fotos: Fieg/Alex Malheiros

Com o tema “Inovação e Sustentabilidade na Indústria: Transformando Goiás no Polo do Futuro”, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e parceiros promovem a Expoind 2025 – Feira de Fornecedores de Tecnologia e Soluções para a Indústria de Goiás. O evento, que acontece de 29 de outubro a 1º de novembro, no Centro de Convenções de Goiânia, terá entrada gratuita e será aberto ao público em geral.

Realizada pela primeira vez em 2024, a feira contou com mais de 70 expositores, movimentou R$ 70 milhões em negócios diretos, R$ 200 milhões em negociações futuras e recebeu 6,5 mil visitantes. Para esta segunda edição, a expectativa é superar os resultados anteriores, como destaca o presidente da Fieg, André Rocha.
“Estamos com 100% dos estandes comercializados, e quase metade dos expositores retorna nesta edição, o que confirma a consolidação da Expoind como um evento de relevância no calendário industrial goiano”, afirma.

De acordo com André Rocha, o objetivo é aproximar empresários, gestores e profissionais da indústria de grandes fornecedores nacionais, apresentando soluções inovadoras para os desafios do setor.
“O propósito é conectar o ecossistema industrial goiano às tendências tecnológicas e às ferramentas que aumentam a competitividade da indústria, abrangendo áreas como automação, logística, insumos, segurança, serviços digitais e capacitação de mão de obra. Queremos que o maior número possível de pessoas conheça o que há de mais atual e tecnológico no setor”, pontua.

O presidente também ressalta que a mudança para o Centro de Convenções representa um avanço importante.
“Com a infraestrutura moderna e a localização central, temos a certeza de que a feira atrairá um público ainda maior e oferecerá uma vitrine de qualidade aos nossos expositores”, conclui.

Comércio exterior e rodadas de negócios

Além dos estandes com soluções tecnológicas e sustentáveis para a indústria, a Expoind 2025 contará com uma ampla programação voltada ao conhecimento e aos negócios. Uma das atrações mais aguardadas é o Encontro Internacional de Comércio Exterior (Eice), que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro.

Promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o evento aproximará indústrias goianas de compradores internacionais, promovendo rodadas de negócios e novas parcerias comerciais.
“Teremos 12 compradores da América Latina e, neste ano, ampliamos os segmentos participantes”, explica Juliana Tormin, gerente do CIN-Fieg.

As rodadas de negócios contemplarão empresas dos setores de alimentos e bebidas, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), além das indústrias química, farmacêutica, de tecnologia, maquinário e softwares. Esses segmentos terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços ao mercado internacional.

A participação é gratuita para as indústrias goianas, e a Fieg oferecerá assessoria especializada para empresas que ainda não possuem experiência com exportação. No total, 56 companhias serão atendidas. Já a sessão nacional de negócios será exclusiva para expositores da Expoind.

Além do foco no intercâmbio comercial, a 12ª edição do Eice reforçará o relacionamento com embaixadas e consulados sediados no Brasil. Foram convidadas representações diplomáticas da América Latina, Europa, Ásia, África, além dos Estados Unidos e do Canadá, com o propósito de ampliar o diálogo internacional e abrir novos mercados para a produção goiana e nacional, especialmente em um cenário de mudanças tarifárias e diversificação de destinos comerciais.

Reconhecimento à inovação e sustentabilidade

Alinhada aos temas centrais da feira, a Expoind 2025 também sediará a entrega do 2º Prêmio de Inovação Fieg e do 2º Prêmio Fieg de Sustentabilidade da Indústria Goiana. As cerimônias ocorrerão no dia 30 de outubro, às 18h, na Jornada Nacional de Inovação, e às 20h, na Arena Coopsparty.

Os prêmios têm como objetivo valorizar iniciativas inovadoras desenvolvidas pela indústria goiana.
“Esses reconhecimentos são motivo de orgulho para a Fieg, pois mostram o engajamento das indústrias locais, de pequeno, médio e grande porte, na busca por soluções criativas e sustentáveis para seus desafios diários. Além disso, servem como vitrine da inovação goiana para todo o Brasil”, destaca o presidente da Fieg, André Rocha.

Jornada Nacional de Inovação da Indústria – etapa regional

Primeira edição da Expoind recebeu mais de 6,5 mil visistantes Fotos: Fieg/Alex Malheiros

A Expoind 2025 será palco do Encontro Regional Centro-Oeste da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, um movimento itinerante promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae. A iniciativa tem como propósito identificar, conectar e ampliar inovações tecnológicas e sustentáveis em diferentes regiões do país.

A etapa regional apresentará um mapeamento das demandas e desafios da indústria do Centro-Oeste, especialmente relacionados à transição ecológica e digital. Entre os temas em pauta estão Indústria 4.0, automação, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, sustentabilidade industrial, eficiência energética, agroindústria tecnológica, cibersegurança, infraestrutura digital, logística inteligente, capacitação profissional e o futuro do trabalho.

O evento será realizado no dia 30 de outubro, com visitas técnicas pela manhã e painéis temáticos à tarde, em um espaço exclusivo dentro da Expoind. São esperados cerca de 300 representantes da indústria de todo o Centro-Oeste.

A etapa regional faz parte da preparação para o Congresso Nacional de Inovação, previsto para março de 2026, quando será apresentado um diagnóstico do cenário da inovação no Brasil, além de propostas para fortalecer a integração entre centros de pesquisa, instituições e o setor produtivo.

Parceria que engrandece

Em 2025, a Expoind será realizada dentro da FIC Goiás – Feira da Indústria, Comércio, Habitação e Empreendedorismo, evento que reúne a Fieg, a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), a Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Sebrae Goiás e o Fórum Goiano da Habitação. Além da Expoind, a FIC irá abarcar num só lugar a Feira do Empreendedor, a 1ª Expocom, a 3ª Expo Fecomércio e a 18ª Feira do Imóvel.

O credenciamento para visitantes é gratuito e pode ser feito no link: https://web.eventogyn.com.br/event/ficgoias25/site/content/inscricoes

A programação completa de palestras pode ser conferida no site: https://www.ficgoias.com.br/programacao 

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.