Evento busca emplacar Goiânia no cenário nacional da moda

Depois do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Manaus é a vez da capital goiana ingressar formalmente no circuito da moda brasileira. Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) representará os pólos industriais do setor com a realização do GO Fashion Week. Sob assinatura do idealizador e diretor artístico Cleydson Francisco, o evento reunirá, mais de 2,5 mil pessoas, entre compradores, empresários, novos profissionais e jornalistas de todo o País, que poderão conferir quatro palestras, workshops, oficinas , em meio a mais de 300 confecções e desfiles oficiais.

 

Com propósito de reposicionar a moda produzida no Estado de Goiás no ranking nacional de competitividade – no qual já foi o 4° lugar, depois passou para 7° e hoje ocupa o 11° – e organizar o calendário de lançamentos das coleções, o GO Fashion Week visa ainda qualificar o mercado, por meio da orientação dos empresários do setor para investirem no ramo da criação. “Um dos objetivos é a aproximação dos confeccionistas com profissionais da moda recém-chegados ao mercado para profissionalizar cada vez mais a moda feita em Goiás”, diz  o diretor executivo do GO Fashion, Marcelo Sáfadi.

 

A ideia

Goiânia faz parte de um pólo industrial composto por sete cidades. Além da capital, completam o cenário Jataí, Rio Verde, Catalão, Trindade, Anápolis e Jaraguá, municípios que, juntos, totalizam 75,6% de plantas instaladas na região. Com isso, Goiás que já foi o 4° colocado no ranking nacional, perdeu a colocação em 2008, mesmo exportando produtos para países como Estados Unidos, Itália, França, Espanha, Rússia, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Kuwait, e comercializando 10% de toda produção no Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

 

Para recuperar a competitividade do Estado no cenário nacional e a articulação dos autores que compõem a cadeia de produção, o GO Fashion foi criado com intuito de ingressar Goiás no calendário da moda, ao lado dos grandes  eventos como São Paulo Fashion Week, Fashion Rio e Minas Trend Preview. “Já são realizados alguns eventos em Goiás, mas de segmentos mais populares e direcionados para o consumidor final. Nesse sentido, fomos percebendo a inexistência de um evento com foco no lançamento de grandes marcas e estilistas. Essa é a proposta do GO Fashion”, aponta Marcelo.

 

A plataforma de lançamento das coleções e impulsionada pelo São Paulo Fashion Week, Fashion Rio e Minas Trend Preview, que, em cobertura jornalística, só perdem para o futebol, estimulou o GO Fashion a ter como prioridade a imprensa nacional e compradores, assim como os profissionais do ramo em Goiás. “Agora Goiás também vai fazer parte desse cenário nacional”, acredita Cleydson Francisco.

 

Infraestrutura

Como grande ponto de encontro da moda, o evento disponibilizará vários espaços para o público. No CCON, o evento terá duas salas de desfiles com 1,2 mil m², cinco lounges, seis stands de patrocinadores, oito de expositores e dois da organização, além da atração principal, a Fábrica de Vidro. O espaço, construído com paredes de material translúcido, consistirá numa instalação viva que apresentará todo o processo de produção industrial da moda.

 

De acordo com Cleydson Francisco, a iniciativa valoriza o trabalho industrial ao passo que coloca o processo de produção como uma das maiores atrações do GO Fashion. “A Fábrica possibilitará a visualização das etapas de produção, desde a mini-confecção, iniciada com o estilista, passando pela modelagem, corte, costura, acabamento até a apresentação da peça na passarela.”. Além disso, o GO Fashion terá salões para cafés, lanches e lounges, onde profissionais poderão interagir, fazendo dos locais palcos para parcerias, sugestões e bate-papos informais.

 

Negócios e Qualificação

Durante os dias do evento, mais de 100 marcas serão representadas em seis stands dos polos regionais (Jataí, Rio Verde, Catalão, Trindade, Anápolis e Jaraguá), que funcionarão com 20 expositores. Além disso, oficinas, palestras e workshops trarão as novidades em lavagem de jeans, sustentabilidade e maquinário. Após as discussões, empresários e interessados terão oportunidade de fechar acordos nos Encontros de Negócios.

 

Workshops e oficinas

Personalidades da moda nacional trarão discussões e novidades nas oficinas e workshops do GO Fashion. Entre os temas abordados, estão Jeans – Lavanderia (inverno 2013) – como são lavadas as grandes marcas, Estilo, Mercado e os Caminhos na Criação de Moda e Regionalização do Mercado – Negócios da Moda no Brasil. Nesse contexto, o objetivo é trazer aos profissionais novos desafios e tendências e simultaneamente fomentar o desejo do público pela informação e oportunidade de mercado.

 

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