
A partir desta quarta-feira (28), a MADE 2025 — feira voltada ao Mercado, Arte e Design, chega a Arena Pacaembu, em São Paulo. A mostra reúne mais de 50 expositores, entre eles estúdios e designers brasileiros, que desenvolveram mobiliários, peças e itens voltados à arquitetura e ao designer de interiores. A programação, que segue até o dia 1º de junho, conta com a participação do Estúdio Marcus Camargo, que desenvolveu uma peça inspirada na cultura goiana exclusivamente para a ocasião.
“Fornada” é um móvel-gabinete que teve como inspiração as tradições culturais goianas. O design remete às formas de assar empadas — prato típico da cidade de Goiás. A peça homenageia os gestos repetidos das cozinheiras e ceramistas, em que o ato de moldar, assar e servir se entrelaçam em uma sintonia que une ancestralidade, utilidade e cultura.
O gabinete móvel é composto por madeira, que integra a parte estrutural, e por cerâmica, que adiciona relevo e textura. As formas arredondadas remetem às assadeiras semicirculares das empadas e são utilizadas como puxadores. A cerâmica é produzida em parceria com artesãos da Cidade de Goiás, cidade natal do designer. O móvel surge como um manifesto à cultura alimentar e artesanal do Cerrado.
Sobre o Estúdio Marcus Camargo
Marcus Camargo nasceu na Cidade de Goiás, primeira capital do estado de Goiás. Sua vivência em meio à história e à poesia trouxe-lhe um repertório de sensibilidade que é refletido em suas obras. Com 15 anos de carreira, o designer já participou de diversas exposições e mostras nacionais e internacionais. O goiano foi o vencedor do Prêmio do Objeto Brasileiro 2022 do Museu A Casa, bem como do Prêmio Brasil Design Award BDA 2021.

