Zelo 53 – Acesse

Equipe do Sesi Canaã conquista título mundial de robótica na Austrália e traz dois prêmios para Goiás

Estudantes de Goiânia venceram o FIRST LEGO League Asia Pacific Open Championship, em Sydney, com destaque no desempenho do robô e em solução inovadora para preservação arqueológica
Estudantes de Goiânia conquistam campeonato internacional de robótica na Austrália (Foto: Divulgação)
Estudantes de Goiânia conquistam campeonato internacional de robótica na Austrália (Foto: Divulgação)
Estudantes de Goiânia conquistam campeonato internacional de robótica na Austrália (Foto: Divulgação)

A equipe Geek, do Sesi Canaã, de Goiânia, conquistou o primeiro lugar no FIRST LEGO League Asia Pacific Open Championship, competição internacional de robótica realizada de 9 a 12 de julho, na Macquarie University, em Sydney, na Austrália.

O grupo recebeu o Robot Performance Award, concedido à equipe com o melhor desempenho técnico e estratégico no desafio do robô, e o Champion Award, reconhecimento concedido às equipes que demonstram excelência em todos os critérios avaliados. A delegação goiana se destacou entre mais de 50 equipes de diversos países.

Entre os critérios da competição está o desenvolvimento de uma solução inovadora relacionada ao tema da temporada. Neste ano, o desafio foi UNEARTHED, que convida competidores de 9 a 15 anos a explorarem as camadas do solo em busca de descobertas, ideias e aprendizados inspirados na arqueologia.

Como resposta ao desafio, os estudantes do Sesi Canaã desenvolveram o Pró Bee, um borrifador à base de cera de abelha criado para proteger peças arqueológicas da contaminação por fungos específicos. O composto utiliza cera de abelha, extrato de cravo-da-índia e tolueno como solvente para aplicação da solução.

Além de contribuir para a preservação de artefatos arqueológicos, o produto busca reduzir a exposição dos profissionais da área ao fungo do gênero Aspergillus, associado à aspergilose, doença que pode provocar complicações respiratórias, especialmente em pessoas expostas de forma contínua ao microrganismo, como arqueólogos.

A equipe retorna a Goiânia na manhã desta segunda-feira (14) trazendo os dois reconhecimentos conquistados na competição internacional de robótica realizada na Austrália.

 

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.