Pelo quarto ano consecutivo, a Ducati escolheu as Dolomitas como cenário para inaugurar oficialmente sua temporada de corridas. Com o evento Campioni in Pista, realizado de 18 a 20 de janeiro de 2026, Madonna di Campiglio recebeu a apresentação da equipe Ducati Lenovo e da nova Desmosedici GP 2026. A fabricante de Borgo Panigale abriu três dias de programação com atividades esportivas, encontros com fãs e ações institucionais.
A dupla para a temporada 2026 será novamente formada por Marc Márquez (93), atual campeão mundial, e Francesco Bagnaia (63). O campeonato terá início com o Grande Prêmio da Tailândia, em 1º de março. A temporada também marca um momento simbólico para a marca, que celebra seu centenário em 2026 (1926–2026). Para a data, a Ducati escolheu uma pintura especial para a nova Desmosedici GP, predominantemente na cor Rosso Centenario fosca, com dupla faixa branca.
O tom de vermelho escolhido é o mesmo utilizado em 1949 na Ducati 60, a primeira motocicleta completa produzida pela empresa, e posteriormente na Gran Sport Marianna, de 1955, primeiro modelo desenvolvido especificamente para competições e projetado por Fabio Taglioni. A pintura é complementada por duas faixas brancas inspiradas no automobilismo, reinterpretadas em linguagem contemporânea, que se estendem até a entrada de ar frontal, elemento funcional da Desmosedici GP. O projeto visual foi desenvolvido por Aldo Drudi, em colaboração com o Centro Stile Ducati, com base na herança esportiva da fabricante.
Com essa escolha cromática, a Ducati reúne três pilares de sua identidade: o vermelho como cor institucional, o espírito competitivo representado pela Desmosedici GP e a celebração dos 100 anos de fundação da marca.
A apresentação oficial da Ducati Lenovo Team e da Desmosedici GP ocorreu na segunda-feira, 19, no PalaCampiglio, com transmissão ao vivo pelos canais digitais da fabricante, da Dorna e pela Sky Sport MotoGP (canal 208). Os fãs presentes também puderam acompanhar o evento na Piazza Sissi, antes do encontro presencial com o público no período da tarde.
No centro da cidade, os torcedores encontraram Francesco Bagnaia e Marc Márquez, além de Michele Pirro, piloto de testes da MotoGP; Claudio Domenicali, CEO da Ducati; Luigi Dall’Igna, diretor-geral da Ducati Corse; Mauro Grassilli, diretor esportivo; e Davide Tardozzi, chefe da equipe Ducati Lenovo. Também participaram do encontro Tullio Serafini, presidente do conselho de turismo de Madonna di Campiglio, e Roberto Failoni, secretário de turismo da Província Autônoma de Trento.
A terça-feira, 20 de janeiro, foi dedicada às atividades do Campioni in Pista. A programação incluiu esqui, com a tradicional corrida que reúne executivos da Ducati, parceiros e jornalistas, com participação de Bagnaia e do ex-campeão de esqui alpino Giorgio Rocca, além de uma caminhada até o Lago Nambino para os participantes que optaram por uma experiência mais tranquila, como Marc Márquez.

Antes do jantar de encerramento, os convidados visitaram uma exposição no Observatório Dolomieu, dedicada à trajetória esportiva da Ducati. A mostra apresentou uma narrativa visual com imagens, vídeos e modelos históricos que marcaram diferentes fases da marca nas competições.
“Campioni in Pista tornou-se um evento simbólico para a Ducati, e retornar a Madonna di Campiglio pelo quarto ano consecutivo fortalece nosso vínculo com um território de excelência. Todos os anos, aguardamos ansiosamente por este momento não apenas para apresentar a Ducati Lenovo Team, mas sobretudo pelo prazer de nos encontrarmos, passarmos tempo juntos e compartilharmos momentos com aqueles que fazem parte do universo Ducati. Estamos convencidos de que os resultados também vêm disso: da capacidade de trabalhar em equipe dentro e fora das pistas, de construir relacionamentos sólidos e de abordar o trabalho com entusiasmo”. Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding
Entre os destaques estavam a Gran Sport Marianna 125, de 1955; a MotoE V21L, primeira motocicleta elétrica da Ducati; a 900 SS IOM TT; a 851 F90, ligada à primeira vitória da marca no Mundial de Superbike; a Desmosedici GP 2007, campeã da MotoGP; a Panigale V4 R, vencedora de quatro títulos de construtores; e a Desmosedici GP 2022, pilotada por Bagnaia em seu título mundial. A exposição teve como tema “Um Século Feito de Segundos”, lema do logotipo comemorativo do centenário da Ducati.
Criado pela Ducati em parceria com o Conselho de Turismo de Madonna di Campiglio e a Trentino Marketing, com apoio da Audi e dos patrocinadores Lenovo, Monster Energy e Shell, o Campioni in Pista manteve em 2026 seu formato voltado à experiência do público e à aproximação com a marca, além das atividades em pista.
A parceria entre a Ducati e Madonna di Campiglio segue como parte da estratégia da fabricante para integrar esporte, turismo e relacionamento com fãs, consolidando o evento como uma plataforma anual de lançamento da temporada esportiva.
“Madonna di Campiglio recebeu a Equipe Ducati para a quarta edição do Campioni in Pista, um evento que se mostrou de grande valor não apenas em termos de cobertura midiática, mas também de grande engajamento para o público e os fãs da fabricante de Borgo Panigale. O evento ajudou a fortalecer relacionamentos já existentes e a criar novos, ressaltando a paixão pelo esporte e o forte vínculo com a região do Trentino. O local provou mais uma vez ser o cenário ideal para um evento capaz de combinar a excelência italiana em inovação, tecnologia e design – representada pela Ducati – com o charme e a identidade das montanhas do Trentino. Esse contexto fomentou um diálogo positivo entre as equipes, os parceiros e os inúmeros representantes da mídia presentes. Maurizio Rossini, CEO da Trentino Marketing















