Dezembro Laranja: veja 7 mitos e verdades sobre a proteção solar

Confira o que usar e aproveitar os dias de sol
Beautiful african american woman with smooth skin applying moisturizer face cream to her cheek. Beauty young woman taking care of skin. Happy girl applying cosmetic moisturiser treatment isolated on background and looking at camera with copy space.
Beautiful african american woman with smooth skin applying moisturizer face cream to her cheek. Beauty young woman taking care of skin. Happy girl applying cosmetic moisturiser treatment isolated on background and looking at camera with copy space.
Beautiful african american woman with smooth skin applying moisturizer face cream to her cheek. Beauty young woman taking care of skin. Happy girl applying cosmetic moisturiser treatment isolated on background and looking at camera with copy space.
dezembro laranja
(Foto: Divulgação)

Com o verão batendo à porta o mês da campanha “Dezembro Laranja”, criada para conscientizar a população sobre os riscos e as principais formas de prevenção do câncer de pele, o tumor de maior incidência no Brasil. Adotar medidas simples de proteção como o uso de filtro solar, boné, chapéu, além do cuidado com o excesso de exposição solar são medidas simples e efetivas de prevenção, mas não excluem a importância do acompanhamento anual e periódico com um dermatologista. A fim de elucidar as principais dúvidas relacionadas à fotoproteção, a Isdin traz algumas dicas do que usar para se proteger e aproveitar os dias de sol da melhor forma possível. Confira:

O dia está nublado e não preciso usar protetor solar.

Mito. Engana-se quem pensa que nos dias sem sol e de muitas nuvens o uso do protetor solar pode ser dispensado! Os raios ultravioleta (UVA) são intensos não somente em dias ensolarados, mas também com o céu nublado, por isso é fundamental utilizar o protetor solar diariamente. Aplique no rosto, nas orelhas e nas áreas expostas e,o mais importante, não se esqueça de reaplicar a cada duas horas.

O uso do protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.

Verdade. O protetor solar bloqueia a ação dos raios solares e dos radicais livres, que são os grandes vilões da saúde e da beleza da pele. O seu uso frequente ajuda a prevenir rugas, manchas, linhas finas e outros sinais relacionados ao envelhecimento precoce.

Posso usar o mesmo protetor no rosto e no corpo.

Mito. A pele do rosto tem características diferentes da pele do corpo, por isso o ideal é utilizar produtos que atendam às necessidades de cada área. Os filtros solares desenvolvidos para a região do rosto possuem outras funções além de proteção. Eles têm ativos que retardam o efeito do envelhecimento, controlam a oleosidade e uniformizam o tom da pele. Já os produtos desenvolvidos para o corpo possuem outra textura e geralmente são resistentes à água.

A Isdin apresenta uma linha específica para o rosto, com Fusion Water, Fusion Water Color, Extrem 90, Spot Prevent, Active Unify e UVBrush Mineral. Já Hydro Oil, HydroLotion e o Gel Cream FPS 50 compõem o portfólio dos protetores solares corporais.

O filtro solar com cor protege mais a pele do que o filtro solar sem cor

Verdade. Além de proteger contra a radiação UVA e UVB, os pigmentos do protetor solar com cor também criam uma barreira para a luz visível – aquela irradiada por lâmpadas, computadores, celulares e televisores. Além da proteção extra, o produto disfarça as imperfeições, cobre manchas e uniformiza o tom de pele. Proporcionando cobertura natural, o Fusion Water Color, por exemplo, é um protetor solar facial com disponível em 3 cores (Clara, Média e Escura) com efeito matte, textura ultraleve, controle de oleosidade e alta proteção com FPS 50.

Protetor solar causa acne

Mito. O que pode causar e até piorar o quadro acneico de uma pele é a base do produto, por isso, opte por um filtro solar com base aquosa, como os protetores da Isdin, que ainda tem textura leve, são oil free e apresentam substâncias de uso específico para quem sofre com oleosidade e espinhas.

É preciso reaplicar o protetor solar após o contato com a água

Verdade. É necessário reaplicar o produto para que a sua eficácia se mantenha, principalmente depois dos banhos de mar e/ou piscina ou mesmo se estiver muito calor e a pele transpirar muito. Uma das vantagens dos protetores solares da Isdin, tanto os faciais quanto corporais, é que eles contam com a tecnologia Wet Skin que permite a aplicação mesmo na pele molhada, ou seja, é possível manter a frequência de reaplicação do filtro solar independentemente da condição da derme.

O bronzeado dura mais se for gradativo e com uso de protetor

Verdade. A pele leva cerca de 48 a 72 horas para produzir a melanina que promove o bronzeado duradouro. Exponha-se aos poucos, garantindo uma pigmentação gradual, que também irá ajudar na proteção natural da pele e garantir um bronzeado que dure mais tempo. Também vale lançar mão de produtos para potencializar o bronze. O Hydro Oil apresenta a tecnologia Pro-Melanin, acelera o bronzeado sem deixar de lado a proteção e sem agredir as defesas naturais da pele. Além disso tem FPS 30, possui ação hidratante e absorção imediata.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.