A Gucci surpreendeu nesta segunda-feira (22) ao revelar, sem aviso prévio, o lookbook “La Famiglia”, primeira coleção criativa assinada Demna à frente da direção artística da Maison. A apresentação acontece antes do aguardado desfile de estreia do estilista, marcado para fevereiro de 2026.
Registrado pela fotógrafa norte-americana Catherine Opie, o projeto assume a forma de um álbum de retratos no qual personagens imaginados representam arquétipos da identidade Gucci. Entre eles estão “A Herdeira”, “A Galerista”, “A Influenciadora’, “O Introvertido” e “Cocco di Mamma”, expressão italiana para “filhinho da mamãe”. A modelo Mariacarla Boscono encarna a “Incazzata”, em um casaco vermelho de inspiração sessentista, enquanto outras figuras evocam ícones da cultura italiana, como Sophia Loren, traduzidos em peles artificiais, silhuetas exageradas e monogramas revisitados.
Elementos históricos da grife ganham novas interpretações. A icônica bolsa Bamboo, de 1947, o mocassim Horsebit, criado em 1953, a estampa Flora e o monograma GG, símbolos da herança da casa fundada por Guccio Gucci, reaparecem sob proporções ampliadas e estilizações ligadas ao streetwear, linguagem que consagrou Demna em sua trajetória na Balenciaga. A Gucci descreve o resultado como “inegavelmente sexy, extravagante e ousado”, numa mistura de humor, ironia e glamour acessível.
Segundo a narrativa proposta, a mulher Gucci surge monumental e protegida, enquanto o homem aparece em composições mais minimalistas, em um jogo de contraste entre drama e simplicidade. Trata-se de um movimento estratégico, já que o estilista encontra-se diante do desafio de redefinir os rumos criativos e comerciais da marca, que nos últimos anos oscilou entre maximalismo e minimalismo sob diferentes direções criativas.
Os looks de “La Famiglia” estarão disponíveis em edição limitada entre 25 de setembro e 12 de outubro em dez cidades: Los Angeles, Nova York, Londres, Milão, Paris, Pequim, Xangai, Singapura, Seul e Tóquio.