O Brasil sedia o 4º Congresso Mundial das Baías Mais Belas do Mundo, de 4 a 9 de outubro, na Praia do Rosa (Imbituba – Santa Catarina), que reúne representantes de 25 países com o objetivo de discutir projetos para promoção das belezas naturais e gestão turística sustentável das 28 baías eleitas nesse seleto grupo, que recebe aproximadamente 200 milhões de turistas ao ano.
A Praia do Rosa é a única baía brasileira integrada ao grupo e foi incluída no Clube das Baías Mais Belas do Mundo em 2003, após esforço do empresário Enrique Litman, que representa o Instituto Baleia Franca, a Associação de Pousadas da Praia do Rosa e o Grupo Vida Sol e Mar. A Praia do Rosa faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca (Atlântico Sul) e está num núcleo de reserva da Mata Atlântica; ambos atrativos naturais que fazem do Rosa uma baía especial do litoral catarinense.
O Clube das Baías mais Belas do Mundo é uma organização sem fins lucrativos, fundado em Berlim há uma década, atualmente com sede na cidade de Vannes (França), com o objetivo de organizar, promover e proteger as belezas naturais das 28 baías participantes. A ONG é chancelada pela Unesco por seu compromisso com a cultura e o meio ambiente dos 25 países onde atua.