Ponta dos Ganchos conquista a certificação ISO 14.001
Ponta dos Ganchos, o resort de praia mais exclusivo do Brasil, acaba de conquistar a certificação ISO 14.001, reconhecida como a mais rigorosa e consistente para gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. O hotel vem realizando um trabalho estruturado ao longo dos seus dez anos, aliando a experiência de receber bem com a utilização de processos e métodos sustentáveis. “Este foi o resultado de um grande investimento em recursos e intensa dedicação de nossa equipe, a quem atribuo o mérito pelo sucesso desta conquista. Estamos muito orgulhosos de poder contribuir com o desenvolvimento sustentável do país”, afirma Nicolas Peluffo, Diretor Geral do resort.
Localizado em uma península particular em Governador Celso Ramos, Santa Catarina, o Ponta dos Ganchos fica ao lado da Vila de Ganchos, uma das regiões mais intocadas do litoral catarinense. A área do resort compreende 80.000m² de muito verde e baixa densidade demográfica, sendo apenas 8% do terreno construído.
A certificação foi possível graças à adoção e aperfeiçoamento de procedimentos para análise contínua do controle de emissão de CO2, consumo de água e energia, produção de lixo, esgoto e demais poluentes. Esta é a base que permite avaliar os resultados dos diversos esforços feitos no sentido de mitigar tais impactos.
Alguns exemplos do trabalho incluem o tratamento e reciclagem de 100% do lixo gerado, o tratamento e uso em irrigação subterrânea dos efluentes, o uso de carrinhos elétricos, descargas higiênicas de baixo volume e lâmpadas econômicas e LEDs, além de, nos bangalôs mais novos, telhado verde, ventilação cruzada, placas de aquecimento solar e reutilização da água da chuva para irrigação do solo.
Conforme a certificação ISO 14.001, foram atendidos todos os aspectos legais de licenças e certidões ambientais e operacionais aplicáveis. “Diversos procedimentos foram desenvolvidos e estão sendo implementados para melhoria contínua”, afima Peluffo.
O hotel está ligado a uma charmosa ilha