Foi entregue no último dia 18 de dezembro no Ministério do Turismo, em Brasília, à Ministra do Turismo, Marta Suplicy, o Plano Estadual do Turismo. Durante a solenidade a ministra garantiu ao Governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues, e ao presidente da Agência Goiana de Turismo – Agetur, Barbosa Neto, que não faltarão recursos para a implantação das medidas propostas. Marta Suplicy informou que Goiás já conta com 36 milhões para investimentos no setor em 2008. Os recursos vão constar do orçamento do Ministério, através de emendas individuais de parlamentares goianos.
Segundo a ministra o Plano Estadual é bom, forte, ousado e ambicioso principalmente por ter sido construído de forma democrática e participativa. O documento foi elaborado com recursos do Ministério (R$ 300 mil), através de seminários estaduais e encontros regionais realizados nas nove regiões turísticas do Estado, além de seminários com os segmentos turísticos organizados pela Agetur.
Entre as propostas previstas estão, a transformação do Plano Estadual do Turismo em lei (para que se transforme numa política de Estado), a criação do Instituto de Estatística e Turismo, a qualificação dos 46 destinos turísticos goianos considerados prioritários, a ampliação de 46 para 63 o número de municípios indutores de turismo em Goiás, além da qualificação de seis destinos como internacionais (Goiânia, Caldas Novas, Pirenópolis, Cidade de Goiás, Alto Paraíso e Aruanã).
A solenidade foi prestigiada por dezenas de prefeitos, entre eles o de Goiânia, Íris Rezende, pela Senadora Lúcia Vânia, por vários deputados estaduais e federais, além de representantes do trade de Goiás e de diversos mantenedores do Goiânia Convention & Visitors Bureau.
Fonte: Goiânia Convention & Visitors Bureau