Embratur capta para o Brasil a convenção anual do International Gay and Lesbian Travel Association, evento de turismo especializado no segmento
O programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) obteve sucesso na captação de mais um evento internacional para o Brasil. E Florianópolis foi a cidade escolhida para sediar a convenção anual da IGLTA – International Gay and Lesbian Travel Association, em 2012. Estima-se que cerca de 450 congressistas participem do evento, destes, 70% estrangeiros.
A capital de Santa Catarina, que foi eleita pelo jornal The New York Times como destino Party e LGBT de 2009, se destacou perante suas concorrentes, Berlim e Madri, e foi escolhida pela diretoria da IGLTA para sediar o evento. A candidatura da cidade foi realizada em parceria com o Florianópolis CVB, a Santur, a ABRAT GLS (Associação Brasileira de Turismo GLS), e a AEGLBTS SC (Associação dos Empreendedores GLSBTS de Santa Catarina).
Segundo dados da IGLTA, o turista LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) viaja em média 29 dias por ano e movimentou cerca de US$ 65 bilhões, nos Estados Unidos, em 2007. A IGLTA é a entidade mais importante do segmento turístico LGBT do mundo, congregando operadores e agentes de turismo, mídia, empresas de marketing e outras empresas do setor turístico internacional.
Brasil: destino gay friendlyDesde 2007, o segmento LGBT figura entre os que merecem atenção especial da Embratur, orientado pelo Plano Aquarela Marketing Turístico Internacional e promovendo o Brasil internacionalmente como um destino para este segmento.
Este público começa a perceber o Brasil como um país cada vez mais gay friendly, reconhecido internacionalmente como um destino repleto de belezas naturais e culturais, de povo hospitaleiro e um país moderno, aberto e de vida noturna agitada.