Em 2013 Marseille-Provence é celebrada como a capital europeia da cultura, em projeto que une monumentos, História, política e economia. Como parte das comemorações, o Centro de Monumentos Nacionais confiou a abadia de Montmajour a Christian Lacroix, para que ele realizasse o percurso dos seus sonhos de infância. O garoto originário de Arles retorna décadas depois para recriar sua própria versão da caça ao tesouro na “Ilha de Montmajour”.
O resultado é a exposição “Mon île de Montmajour”, que equilibra o religioso e o contemporâneo, por meio da seleção cuidadosa de obras do Centro Internacional de Pesquisa sobre o Vidro e Artes plásticas de Marselha (CIRVA). As peças são assinadas por alguns dos maiores artistas da atualidade como Ettore Sottsass, Bob Wilson, Pierre Charpin, Othoniel, Sterbak e Javier Perez, entre outros.
Sob curadoria de Lacroix, a mostra explora diversas áreas do monumento em uma mistura iconográfica de fotografias de Vincent Stocker, Véronique Ellena e Olivier Roller, com pinturas de Bernard Quesniaux. As criações de Gerard Traquandi e a genial escada flutuante “Beutiful Steps” de Lang e Baumann se contrapõem aos figurinos de alta costura da ópera Aída para o teatro Cologne. O acervo combina ainda objetos do Musée de la Visitation de Moulins e do Tesouro de Saint-Trophime de Arles.
Em misto de monastério e fábrica, “Mon île de Montmajour” exibe todo o imaginário do jovem Lacroix e memórias de suas escapadas. Por meio da exposição, para a qual recebeu carta branca para criar, o estilista define a abadia fundada no ano de 948 por monges beneditinos como “local de meditação, de inspiração de trabalho e de cultura”. A estrutura majestosa, cercada e protegida por beleza naturais é um espaço onde o legado espiritual convive com a arte moderna e o pensamento contemporâneo.
Serviço:
Mon île de Montmajour –
Curadoria: Christian Lacroix em parceria com o CIRVA
Em exposição até 3 de novembro de 2013 na abadia de Montmajour
Horários de funcionamento da abadia:
Diariamente, exceto segundas-feiras, das 10 às 18:30 até 30 de setembro. A partir de 1° de outubro, das 10 às 17:00.
Os ingressos podem ser adquiridos no Brasil por meio da CCHotels, representante do Centro de Monumentos Nacionais da França no Brasil. O entrada custa 7,50 euros. A visita é gratuita para jovens até 18 anos acompanhados de um adulto pagante.
Para solicitar o ingresso, envie email para [email protected]