Ocupando uma área de aproximadamente mil quilômetros, a região desértica do Atacama, ao contrário do que se pode imaginar, apresenta uma riqueza natural inacreditável. São cordilheiras e montanhas esculpidas pelo tempo, exuberantes formações geológicas, gêiseres com suas colunas de 10 metros de vapor, vulcões, salares, lagoas e rios que proporcionam experiências únicas para os turistas que querem se aventurar e contemplar a natureza.
- Paisagens do Deserto do Atacama (Foto: Divulgação)
Visando a comodidade e o conforto de seus hóspedes, o Kunza Hotel & Spa realiza diariamente excursões para os pontos turísticos mais famosos do Deserto do Atacama. Seus guias altamente treinados e qualificados serão os melhores companheiros de sua viagem, apresentando os ambientes históricos, culturais, climáticos, arqueológicos e a fauna e flora do deserto mais árido do mundo.
Conheça algumas das recomendações das excursões realizadas pelo Kunza:
Valle de la Luna
Sua paisagem inconfundível, carente de fauna e flora, dá origem ao nome da região, devido à semelhança com a superfície lunar. Cavernas, dunas e outras formações esculpidas pela ação do tempo formam este cenário, que muda de cor conforme a passagem do dia.
Geysers del Tatio
Do solo da região vulcânica surgem grandes colunas de vapor, com aproximadamente 10 metros de altura e alcançando temperatura de 85°C. Para fugir do frio, os visitantes são convidados a entrar na piscina termal e relaxar nas águas aquecidas pelo campo geotérmico.
- Os gêiseres do Atacama (Foto: Divulgação)
Salar de Tara
Vulcões, salares e formações rochosas impressionantes fazem parte desta espetacular excursão ao Salar de Tara, região integrante da Reserva Nacional dos Flamingos. Nesta excursão é possível observar enormes e majestosas formações geológicas conhecidas como “Monjes de la Pakana”, além do vulcão Zapaleri, marcando a fronteira entre o Chile, Argentina e Bolívia.
Lagunas Cejar e Ojos del Salar
As lagoas fazem parte de uma das paisagens mais exuberantes do Deserto do Atacama. As águas frias são excelentes para os dias quentes e quem entra poderá flutuar sem o menor esforço, devido à intensa salinidade das lagoas. As águas têm propriedades purificantes.
Cavalgada Valle de la Muerte
Saindo do Kunza Hotel & Spa, a cavalaria segue até o Valle de la Muerte, cruzando o leito do rio San Pedro, por uma paisagem espetacular composta de dunas e montanhas esculpidas por cinzas vulcânicas e marcadas pelas águas de um lago antigo.
- Excursão a cavalo oferecida pelo Kunza Hotel & Spa (Foto: Divulgação)
Guatín – Punta del Inca
Recomendado principalmente para crianças, neste passeio será possível observar a diversificada vegetação da região, principalmente os cactos de mais de 250 anos. Os rios Puritama, de águas quentes, e Purifica, de águas frias, se encontram dando origem ao rio Vilama. É possível observar elementos que tornam o deserto uma paisagem única, como os Cardones, cactos verticais com 10 metros de altura, pequenas quedas de águas, grande variedade de vegetação de pradaria e pedras vulcânicas.
Quebrada de Talabre
Na base do vulcão Lascar, ainda ativo, é possível ver a ação da lava formando declives no terreno. Esta paisagem transportará os visitantes por uma viagem no tempo, com as marcas deixadas pelos indígenas que habitaram a região nas grandes paredes do desfiladeiro.
Trekking Pucara Cornisas
O passeio se inicia em Pucara de Quitor, antiga cidade pré-inca e atacamenha, construída em 900 a.c e dominada pelo conquistador espanhol Fernando de Aguirre, em 1535. Do topo de suas ruínas é possível observar a vastidão do deserto. Em seguida, uma van segue até o Valle de Catarpe, onde inicia-se uma caminhada de aproximadamente duas horas e meia contornando a Cordilheira do Sal até terminar a jornada descendo uma duna gigante de 300 metros no Valle de la Muerte.
- Área externa do Kunza Hotel & Spa (Foto: Divulgação)