País vai mostrar aos europeus, durante feira do setor, que tem infra-estrutura para se tornar referência entre os praticantes do esporte.
A Embratur está dando mais uma tacada para a divulgação do Brasil como destino para a prática de golfe entre os europeus.Da primeira edição, da Portugal Golf Show, com o objetivo de tornar o País um ponto de referência para golfistas, profissionais e empresas do setor. Por meio do Bureau de Golfe e do Escritório Brasileiro de Turismo em Portugal, o Instituto vai distribuir, durante os três dias de evento, material promocional sobre campos de golfe, hotéis e operadoras brasileiras associadas ao Bureau para os cerca de 10 mil visitantes esperados pela organização do evento. “Queremos mostrar aos portugueses todo o nosso potencial para a prática do golfe”, afirma Neila Araújo, executiva responsável pelo Escritório Brasileiro de Turismo em Portugal. O Brasil dispõe hoje de mais de 100 campos, em praticamente todas as regiões do País, 23 deles ligados diretamente ao turismo – sendo que 15 fazem parte de hotéis e resorts construídos nas regiões mais belas do Brasil. “As condições climáticas do nosso país permitem usufruir desses campos praticamente o ano inteiro e o golfista de Portugal pode contar com uma estrutura infra-estrutura turística de nível internacional”, a reforça.
“Nossa participação no evento tem como objetivo trazer mais informações ao mercado português sobre o esporte no Brasil e nos sentimos muito à vontade, pela proximidade da cultura e da língua, para promover nosso país junto ao grande número de golfistas, profissionais empresas do setor e agentes ligados à indústria do golfe que prestigiam o evento”, diz Albert Gauss, coordenador -geral do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe.
Ações Embratur – O golfe é um dos onze produtos turísticos através dos quais a Embratur passou a promover o Brasil no exterior. Durante todo o ano de 2008 serão desenvolvidas várias ações tendo como alvo mais de dez países, com recursos na ordem de R$ 800 mil. A meta é tornar o Brasil referência mundial do turismo de golfe.
Recentemente, a Embratur apresentou para o mercado o Plano Estratégico do Bureau Brasileiro de Golfe, elaborado em parceria com a Confederação Brasileira de Golfe, com o objetivo de promover os campos de golfe brasileiros para os turistas estrangeiros. Atualmente, há mais de 30 novos projetos de campos de golfe em andamento no país, a maioria deles ligados a empreendimentos turísticos.
Dados sobre o segmento O turismo de golfe movimenta atualmente no mundo, US$ 30,5 bilhões, segundo a IAGTO (associação do trade da indústria turística mundial de golfe). No Brasil, o golfe movimenta cerca de R$ 400 milhões por ano, segundo estimativa da Confederação Brasileira de Golfe. Já sobre o turismo de golfe, ainda não há estimativas de quanto movimenta, o que deve ser mensurado pela pesquisa sobre o turismo de golfe brasileiro, um dos itens do Plano Estratégico do Bureau Brasileiro de Golfe, como parte de convênio assinado pela Embratur.
Sobre o Bureau – Criado em 2003 como órgão dentro da Confederação Brasileira de Golfe, o Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe congrega campos de golfe de turismo, hotéis, operadoras turísticas, companhias aéreas e empresas prestadoras de serviço nesta área.