Por Clara Luiza
Julho é mês para reservar alguns dias para o lazer e a sugestão aqui é aproveitar as riquezas que o continente americano oferece. São 15 mil quilômetros de extensão territorial, de norte a sul, com formas e relevos diversificados e paisagens naturais místicas, capazes de roubar suspiros e renovar as energias até dos mais céticos. As diferenças climáticas das regiões da América no meio do ano, somadas à biodiversidade do continente, criam um leque de roteiros impressionantes, que agradam a gregos e troianos.
Praia goiana
Tradição na estação da seca, o Araguaia, em Goiás, recebe todos os anos milhares de visitantes. O rio banha cinco Estados brasileiros, em seus 2 mil quilômetros de curso. Dentre as cidades privilegiadas pelas águas do Araguaia, Aruanã, a 315 quilômetros de Goiânia, é considerada a mais desenvolvida, com uma estrutura invejável para os amantes da pesca e de esportes náuticos. A beleza natural cativa turistas de diferentes Estados do País. Para atender às necessidades de quem passa as férias à margem do rio, são montados acampamentos nas praias, que se formam no período de estiagem em Goiás, com todo o conforto da vida urbana.
-
- A estrutura nas areias de Aruanã é considerada a mais desenvolvida (Foto: Silvio Quirino)
-
- Muitas pessoas aproveitam a termporada para praticar pesca esportiva(Foto: Silvio Quirino)
- Nas férias, as praias do Araguaia se tornam a segunda casa de muitos, que passam o mês inteiro acampados(Foto: Silvio Quirino)
- Paraty Zen
- Paraty, no Rio de Janeiro, é privilegiada por sua localização geográfica, entre a serra e o mar, permitindo diferentes atividades entre cachoeiras, rios e o oceano. O que poucos sabem é que é uma cidade planejada e que um dos requisitos do projeto era aliar as construções às riquezas da Mata Atlântica. Em meio ao silêncio das árvores está situado o Dharmashala Spiritual Resort, um retiro de meditação e yoga, planejado aos moldes da arquitetura indiana, berço do budismo. Massagens terapêuticas, alimentação detox vegetariana, meditação, yoga e aulas de astrologia são algumas das regalias que o resort oferece para quem busca renovação do equilíbrio mental por lá.
- O estilo zen do resort atrai turistas que escolhem roteiros que relaxam corpo e mente (Foto: divulgação )
- (Foto: Vani Ribeiro)
- Machu Picchu
- Julho é o mês perfeito para conhecer Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo moderno. O roteiro desperta curiosidade em pessoas do mundo todo por sua história. Por fazer fronteira com o Brasil, o Peru se torna uma opção barata e de fácil acesso. Conhecida como Cidade Perdida dos Incas, Machu Picchu foi toda construída em pedras que exalam uma energia diferente dos outros lugares. Em junho e julho, as temperaturas podem chegar a 0ºC durante a noite e a probabilidade de chuva é pequena, o que possibilita as trilhas entre as ruínas do parque. A região guarda várias lendas e mistérios que envolvem a civilização Inca, como os Apus e Pachamama. No local, existem guias turísticos especializados, que auxiliam os turistas a descobrirem essas histórias da antiga civilização.
- Machu Picchu é um dos poucos lugares que escaparam da devastação dos colonizadores no século 16 (Foto: Divulgação)
- Vale Nevado
- O inverno do hemisfério sul é uma opção mais acessível para quem gosta de neve e mora no Brasil. O Valle
- Nevado Ski Resort, a 60 quilômetros de Santiago, no Chile, tem a maior estação de esqui da América Latina. São 42 pistas, 15 teleféricos e outras atrações dentro e fora das pistas. Para quem gosta do esporte, mas ainda não tem intimidade com a prática, o resort oferece aulas em diferentes níveis de habilidade. Para aqueles que aproveitam as férias para apreciar uma boa gastronomia local, o resort conta com um complexo de seis restaurantes com especialidades francesa, italiana, em carnes, saladas e, claro, comida chilena.
- O resort é um dos destinos mais procurados por brasileiros amantes da neve (Foto: Divulgação)
- Puerto Vallarta
- Ainda pouco desbravado por turistas brasileiros, Puerto Vallarta, na parte oeste do México, é uma fuga do senso comum e uma imersão à cultura mexicana. O destino exuberante é banhado por águas calmas e transparentes do Pacífico, de coloração azul esverdeada e temperatura morna. Apesar de não ser idealizado para se tornar um polo turístico, como outras cidades do país, o porto oferece uma estrutura hoteleira de qualidade e alto padrão. São cerca de 300 dias ensolarados por ano e, durante o verão, de junho a setembro, a costa registra as temperaturas mais altas. No fim das tardes, chuvas cumprem o papel de regular e amenizar o calor. Para completar o passeio, uma caminhada pelo calçadão do Malécon agrupa música ao vivo, restaurantes e cultura popular do país. Vale a pena conferir!
- (Foto: Divulgação)
- No Malécon, é possível admirar o pôr do sol ao som de música ao vivo (Foto: Divulgação)
- Miami Selvagem
- Miami, nos Estados Unidos, dispensa longas apresentações. Conhecida mundialmente pelos tons de azul do céu e do mar, badalação e paraíso das compras, a cidade atrai milhares de turistas em qualquer época do ano. O que poucos sabem é que o destino pode ser as férias perfeitas para quem procura conexão com a natureza e quer se desligar de qualquer tecnologia. O Hotel South Beach e sua localização estratégica, próximo a dois parques, o Biscayne National Park e Everglades National Park, permitem aos turistas um passeio pela natureza subtropical da Flórida. Entre as árvores e o pântano, existem todos os tipos de animais e vida selvagem preservados, como crocodilo americano, pantera da Flórida e peixe-boi. O ideal é fazer uma excursão de aerobarco pelo River of Grass, acompanhado de um guia especializado que conhece todos os detalhes.
- Miami também é uma boa opção para quem busca descanso da selva de pedra (Foto: Divulgação)