Faltando apenas 100 dias para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012 em Londres, o VisitBritain, órgão oficial do turismo britânico, informa que as empresas e comunidades de todo o país já estão preparando suas boas-vindas para a chegada do maior espetáculo dos esportes.
Durante os meses de julho e agosto, o Reino Unido costuma receber cerca de 6 milhões de visitantes estrangeiros, dos quais metade, aproximadamente, visita Londres a passeio. Cerca de 1 milhão de ingressos foram destinados aos visitantes internacionais. Durante os Jogos Olímpicos, haverá também a presença de quase 22 mil atletas e funcionários, mais de 20 mil representantes da imprensa internacional, cerca de 6 mil membros da comunidade olímpica e paralímpica e muitos amigos e parentes de atletas que virão ao Reino Unido para vivenciar o clima olímpico e apreciar a excelente hospitalidade britânica.
Pesquisas do VisitBritain revelam que quanto mais bem recebidos os turistas se sentirem, maior é a probabilidade de recomendarem a Grã-Bretanha como ótimo destino de férias para amigos e familiares(1). Isso é especialmente importante, pois a divulgação boca a boca exerce mais influência na escolha de um destino turístico do que qualquer outra fonte de informação(2).
Em um esforço para incentivar ainda mais pessoas a vir e conhecer o que a Grã-Bretanha tem de melhor para oferecer, o VisitBritain está desenvolvendo a sua maior iniciativa de marketing, com o mote GREAT(3) – que envolve uma campanha de imagem em 14 grandes cidades dos principais mercados (entre elas Rio de Janeiro e São Paulo), apoiada por marketing digital e atividades em redes sociais com abrangência mundial. Para intensificar mais a campanha publicitária, o VisitBritain convocou o público britânico para enviar um cartão postal a amigos e parentes do mundo todo, convidando-os para visitar o Reino Unido em 2012, de forma semelhante ao convite de celebridades, como Dev Patel, Jamie Oliver, Dame Judi Dench e Matt Smith.
O uso de relações públicas e de redes sociais é importante para melhorar a percepção de boas-vindas, já que proporciona um meio de envolvimento direto com possíveis visitantes, além de ter um tom menos formal e mais acolhedor. O VisitBritain recebe anualmente 18 milhões de visitantes no site visitbritain.com e tem mais de 750 mil fãs no grupo LoveUK do Facebook, além de um dos perfis mais influentes do Twitter (@VisitBritain) no segmento de turismo mundial.
O VisitBritain também desenvolveu o site e ajudou nas atividades relacionadas aos centros de treinamento onde atletas de diferentes modalidades e nacionalidades vão se preparar para os Jogos (Pre Games Training Camps – PGTC). O site foi concebido para acolher os atletas, oferecendo a eles alicerces para preparação, treino e aclimatação antes das Olimpíadas. Os acordos do PGTC representam uma oportunidade de intercâmbio cultural com os atletas, aprendizado e entrosamento, além de providências para atender as equipes esportivas internacionais.
Sandie Dawe, presidente do VisitBritain, disse: “As Olimpíadas de 2012, o revezamento da tocha olímpica e o Festival Cultural representam uma grande oportunidade para mostrar o melhor da Grã-Bretanha. A recepção acolhedora aos visitantes será um indicador decisivo para o sucesso dos eventos deste ano. A percepção que grande parte do mundo tem da Grã-Bretanha é positiva e com o apoio de empresas e comunidades de todo o país, esperamos estender as boas-vindas.”
“A indústria do turismo fez grandes avanços ao longo dos últimos anos para garantir uma recepção de primeira classe aos nossos visitantes. Desde restaurantes e pubs até as principais atrações, hotéis e aeroportos, em toda a Grã-Bretanha nosso objetivo é oferecer o mais alto nível de atendimento ao cliente, algo que ajudará a criar lembranças inesquecíveis para os nossos hóspedes do Brasil e, quem sabe, fazer com que eles voltem inúmeras vezes.”