Violonista goiano Julio Lemos leva música instrumental brasileira à Europa

Músico apresenta os ritmos do Brasil em seu novo álbum
Violonista goiano Julio Lemos
(Foto: Mayara Varalho/Rafaella Pessoa)

Em turnê solo pela Europa até o dia 9 de outubro, o violonista goiano Julio Lemos apresenta seu álbum autoral, repleto de brasilidade, em cinco países europeus: Itália, Suíça, França, Holanda e Alemanha. O repertório de “Julio Lemos Brasil Acústico” combina samba, frevo, bossa nova e choro com influências contemporâneas e elementos de jazz.

Com apoio do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, mecanismo operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o projeto busca levar a musicalidade brasileira ao cenário internacional, com a participação de músicos locais, promovendo integração cultural. A turnê, que começou no dia 11 de setembro, inclui 14 shows, com destaque para apresentações no Clube do Choro de Paris e no Dizzie Jazz Club, em Roterdã.

Lemos acredita que a música instrumental brasileira está cada vez mais presente no exterior devido à riqueza de estilos. Suas composições são influenciadas por melodias de Villa Lobos, Baden Powell e Tom Jobim.

O músico, que também é professor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC), realizará workshops na Universidade de Düsseldorf, na Alemanha, no Conservatorio di Musica ISSM Franco Vittadini, na Itália, e na Choro School EPM, na Holanda.

Após a Europa, Julio iniciará turnê pelo Brasil, com shows nos Estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Ceará e Goiás. Em Goiás, as apresentações acontecerão em Goiânia, na cidade de Goiás e em Pirenópolis. Os shows nacionais contarão com a participação de Jader Gomes (bateria), Luiz Sardinha (baixo), Wellington Santana (trompete) e Adriana Losi (flauta).

O artista

Violonista desde os 13 anos, Julio Lemos atua como violonista de sete cordas, com influências de diversos ritmos brasileiros. Foi jurado do carnaval de São Paulo durante três anos consecutivos no quesito “Samba Enredo”. Recebeu dois prêmios do Edital Brasil Conexão Cultura Intercâmbio, do Ministério da Cultura.

Deixe um comentário