Tradição e religiosidade: Procissão do Fogaréu reúne multidão na Cidade de Goiás

Ponto alto da Semana Santa na histórica cidade de Goiás, Procissão do Fogaréu recebe investimento do Governo de Goiás
Procissão do Fogaréu
(Foto: Júnior Guimarães e Lucas Diener/Secom-GO)

O silêncio e a escuridão nas ruas da antiga Vila Boa deram lugar à marcha e às chamas conduzidas pelos farricocos. Ato de fé e tradição, a Procissão do Fogaréu, realizada na noite desta quarta-feira (04), foi registrada pelo olhar de milhares de pessoas que participaram da celebração cristã. O percurso foi acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado.

“Tudo isso faz com que a gente incentive ainda mais o turismo, a cultura e mostre às pessoas o quanto nosso estado é lindo, o quanto devemos nos orgulhar dele e cada vez mais melhorar a qualidade de vida desse povo”, pontuou o chefe do Executivo.

Procissão do Fogaréu
“É algo que vale a pena, o despertar desse sentimento da Semana Santa, de amor ao próximo e de solidariedade”, diz governador Ronaldo Caiado. (Foto: Júnior Guimarães e Lucas Diener/Secom-Go)

A Procissão do Fogaréu

Realizada desde 1745 na antiga capital goiana, chamada popularmente de Goiás Velho, a Procissão do Fogaréu foi trazida ao estado pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola. A encenação, que remonta a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos, que percorrem ruas da cidade, com ponto de partida em frente ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte.

Durante o trajeto, a multidão espera a passagem do grupo que sai pelas ruas da antiga Vila Boa com vestes longas de cores vibrantes, chapéus pontudos, descalços e com tochas, conhecidas como archotes, nas mãos.

“É algo que vale a pena, o despertar desse sentimento da Semana Santa, de amor ao próximo, de solidariedade, da gente refletir e ver o quanto Aquele que nos guia, nos orienta e nos motiva passou por momentos tão difíceis na vida para poder nos dar um bom exemplo. É um orgulho pra mim poder, como governador do Estado, assistir mais uma vez a essa festa”, expressou o governador.

Procissão do Fogaréu
(Foto: Júnior Guimarães e Lucas Diener/Secom-GO)

Aporte

Com investimento de R$ 115 mil do Governo de Goiás, o evento é organizado pela Prefeitura de Goiás em conjunto com a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT). A iniciativa é contemplada pelo Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e recebe patrocínio da rede varejista Novo Mundo.

“Momentos de festividade como esse só comprovam que a Secult, assim como todas as outras secretarias, estão aqui para fazer políticas públicas. Conseguimos ver a cidade cheia, todos os hotéis lotados. Toda a cadeia produtiva é movimentada. É um momento importante não só para quem é religioso, mas por toda a tradição que carrega”, salientou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

Festividade da semana santa

A programação religiosa segue até o Domingo de Páscoa (09), com missas, procissões, orações, vigílias, canto do perdão, espetáculo da Via Sacra, entre outras atrações que ocorrem em igrejas e outros pontos da cidade. A Procissão do Fogaréu, votada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para se tornar patrimônio imaterial goiano nesta quarta-feira (05) deve ter o título reconhecido pelo governador Ronaldo Caiado nos próximos dias por meio de sanção.

O prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouvea, salientou a parceria com o governo estadual para a realização da festa. “A cidade está feliz por receber tanta gente. As pessoas vêm aqui com o amor de viver o momento”, frisou ele. O funcionário público Gildásio Rodrigues e os familiares saíram de Goiânia com destino à antiga capital apenas para assistir à procissão. “É algo muito interessante, bem divulgado e a população veio em peso. Gostei e vou voltar ano que vem. Temos de valorizar”, enfatizou.

Deixe um comentário