Semana Santa na Cidade de Goiás: confira detalhes da programação religiosa

Estima-se que 70 mil pessoas visitem a cidade
Semana Santa
Semana Santa na cidade Goiás deve levar mais de 70 mil turistas ao município, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco (Foto: Júnior Guimarães/ Secult)

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos (24) e, na Cidade de Goiás tem seu ponto alto à meia noite de quarta-feira (27), quando inicia a famosa Procissão do Fogaréu. A programação religiosa deve levar mais de 70 mil turistas ao município, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Além das tradicionais missas, o roteiro das celebrações inclui o espetáculo da Via Sacra, na Catedral de Santa’Ana. Assim como a Procissão dos Penitentes, que tem início em frente à Igreja São Francisco de Paula, sendo uma manifestação medieval que foi resgatada há mais de dez anos, muito prestigiada pelo público.

A cerimônia do Descendimento da Cruz e o Sermão das Sete Palavras, no Largo do Chafariz, são outros destaques seguidos pela procissão do Senhor Morto, que é a maior manifestação dentro da festividade.

Novidade

Neste ano, a Semana Santa da cidade de Goiás será acessível a todos os públicos. Através da disponibilização de intérpretes de libras, a criação de áreas reservadas próximas ao palco das celebrações e a disponibilidade de atrações para acesso de pessoas idosas, pessoas com deficiência, além de gestantes e lactantes.

Investimento na Semana Santa

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, está investindo R$ 260 mil para a realização da Semana Santa na cidade de Goiás, que tem como ponto alto a Procissão do Fogaréu, a qual estima-se atrair mais de 20 mil pessoas somente para a cerimônia. “Recebi o pedido do governador Ronaldo Caiado de realizar este ano a maior Procissão do Fogaréu de toda a história, então estamos investindo muito na estrutura para que possamos atender aos fiéis e turistas da melhor forma possível, garantindo principalmente a acessibilidade a todos”, ressalta a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes. 

Deixe um comentário