Belas fantasias, desfiles majestosos e blocos de rua vibrantes! Uma das celebrações mais simbólicas do calendário nacional, o carnaval representa a riqueza cultural do Brasil com elementos repletos de diversão e alegria, mas exige muita energia aliada a hábitos saudáveis de quem pretende acompanhar a ‘maratona’ até a última marchinha do baile.
Aos que estão se preparando para a grande festa, que demanda alto vigor físico, a dica essencial é escolher alimentos leves e saudáveis como o salmão, opção ideal para manter o corpo nutrido e restaurar as energias gastas antes, durante e depois da comemoração.
O pescado é reconhecido por ser rico em ômega 3, ácido graxo não produzido pelo corpo humano que estimula a produção de serotonina no sistema nervoso, substância que ajuda a manter o astral leve e o bom humor durante as comemorações. Fácil de preparar e super versátil, o salmão também ganha pontos na hora de compor o cardápio de carnaval, já que possui proteínas auxiliares no processo de digestão.
Segundo Melanie Whatmore, gerente da Salmón de Chile, associação que promove e incentiva o consumo do salmão chileno no exterior, inserir o peixe na dieta é estimular a criação de colágeno no corpo, proteína que ajuda a combater a flacidez, tornando a pele mais firme e viçosa. “Além disso, o salmão também ajuda a diminuir o colesterol ruim, responsável pela retenção de líquidos e pelo acúmulo de gorduras. É a escolha certa e completa para quem deseja chegar ao carnaval com corpo, mente e saúde em dia”.
Com tantas qualidades, o salmão se torna ingrediente indispensável para ajudar a manter a alimentação saudável e acompanhar todos os momentos da brincadeira. Para pular esse carnaval com disposição e muita alegria, a Salmón de Chile dá o passo a passo de uma receita repleta de cor, sabor e energia.
Salmão assado no papelote
Ingredientes:
6 filés de salmão de aproximadamente 180 gramas cada
250 gramas de queijo muçarela ou outro queijo
3 tomates maduros
1 linguiça curada (tipo chorizo espanhol)
3 colheres de azeite de oliva
2 colheres de orégano
Sal e pimenta
Suco de 1/3 de limão
Papel alumínio para envolver
Modo de preparo:
Temperar com sal e pimenta os filés de salmão e regar com suco de limão e azeite de oliva. Cortar o papel alumínio em seis pedaços quadrados de aproximadamente 20 centímetros. Cobrir cada filé de salmão com rodelas bem finas de linguiça, queijo e tomate em rodelas. Salpicar com orégano e envolver com papel alumínio. Distribuir os filés envolvidos em alumínio numa travessa refratária e assar no forno a 200°C, por 20 minutos ou até que o peixe esteja macio. Servir quente e acompanhado de saladas.
*Dica Salmón de Chile
Para acompanhar o prato, sirva purê de batatas ou batatas refogadas na manteiga!