Produção nacional “Ainda Estou Aqui” apresenta reflexão sobre luto, memória e resiliência; confira

ainda-estou-aqui-1
Ainda Estou Aqui
Cena do filme protagonizada por Fernanda Torres e Selton Mello que vivem o casal Eunice e Rubens Paiva na trama (Foto: Reprodução/ X)

A produção nacional “Ainda Estou Aqui”, que é considerada uma das mais comentadas nos últimos tempos, retrata a perda dos direitos civis durante a Ditadura Militar Brasileira. Baseado na história real da ativista e advogada Eunice Paiva, a trama, que recebe a direção de Walter Salles, comoveu milhares de espectadores pelo mundo através das mensagens psicológicas abordadas, como luto, memória e resiliência, sendo ideais para a reflexão. 

O filme ganhou adesão não somente do público brasileiro, como também internacional, sendo selecionado para disputar as principais premiações da indústria do cinema, bem como reconhecendo a atuação de Fernanda Torres, que dá vida à Eunice no longa. 

Em relação à reflexão provocada pelo filme, com ajuda da psicóloga Blenda Oliveira, selecionamos cinco aspectos psicológicos que provocam a conscientização apresentados na trama. Confira: 

Luto 

O filme retrata o impacto psicológico da perda de um familiar e o desenrolar da história mostra como isso molda as ações e pensamentos dos personagens. “O luto é apresentado com muita sensibilidade, destacando a dificuldade em aceitar a ausência e o desejo de manter viva a memória de Rubens. Isso mostra como o processo de luto varia de pessoa para pessoa e, normalmente, é uma etapa desafiadora da vida”.

Memória

A narrativa reflete sobre como as memórias definem quem somos e como lidamos com o passado. Segundo a psicóloga, – tentativa de preservar a essência do que foi perdido, seja através de objetos, cartas ou lembranças, é um tema central que conecta os personagens.

Resiliência

O filme também aborda como as pessoas enfrentam traumas emocionais e tentam reconstruir suas vidas. “A busca por significado no meio do sofrimento é um aspecto recorrente que contribui para o desenvolvimento psicológico dos personagens. E, de certa forma, a forma como Eunice busca lidar com o luto é muito emocionante, pode inspirar outras pessoas mesmo em contextos diferentes”, comenta Blenda.

Empatia

A história mostra como os laços emocionais podem ajudar no processo de cura. “A interação entre os personagens oferece momentos de empatia e solidariedade, enfatizando a importância de compartilhar sentimentos e encontrar apoio em outras pessoas. Ter uma rede de apoio para enfrentar momentos difíceis é fundamental”, explica.

Isolamento e conexão

Blenda traz outro ponto importante observado no filme. “Os personagens frequentemente oscilam entre o desejo de se isolar e a necessidade de conexão. Essa tensão reflete os conflitos internos que acompanham situações de dor emocional. Aqui, cabe lembrar que não há receita e a contradição de sentimentos é comum, principalmente num momento de dor. Por isso, o dia após dia, buscando acolher o que sente é uma forma de autocuidado e também de vivenciar as emoções e sentimentos sem tentar evitar a qualquer custo, o que normalmente intensifica o processo”, finaliza a especialista.

Você também pode se interessar por

Decoração Destaques Zelo

EntreÁguas Milagres por Martha Medeiros – apresentação para convidados na exclusiva Florense Goiânia

Adamo e Florense promovem preview intimista de um empreendimento de luxo na Rota Ecológica dos Milagres - AL

Solenne Consciente Ram House
Decoração

Ram House assina vagas exclusivas do Solenne Consciente em Goiânia

Consciente Construtora e Incorporadora firma parcerias para criar soluções de estacionamento que atendam carros de grandes dimensões

Eventos

Evviva Goiânia apresenta nova edição do programa Vivencie

Arquitetos e designers conheceram roteiros exclusivos que incluem experiências no Marrocos e na Amazônia

Teatro Basileu França
Agenda Cultura

DRBF Crew apresenta mostra “Recortes Urbanos” no Teatro Basileu França

Espetáculo reúne três performances do corpo de dança urbana em apresentação única neste domingo (14/9), em Goiânia

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.