Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realiza concerto com tema “Setembro amarelo”

O objetivo é fazer o público refletir sobre o valor da vida

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), que pertence aos Grupos Sinfônicos da EFG em Artes Basileu França, apresenta nesta terça-feira (27/09) um concerto para contribuir na prevenção ao suicídio. A apresentação acontece no Teatro Escola Basileu França, a partir das 20 horas, com obras que remetem a sentimentos e valores humanos como paz, fraternidade e respeito à cultura dos povos.

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
(Foto: Divulgação/Cinthia Oliveira)

O espetáculo conta com a participação do maestro e violinista Alessandro Borgomanero. O convidado da OSJG nasceu em Roma e formou-se com o título de Mestre em 1992, na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Vive em Goiânia desde 1997, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás (UFG).

O concerto vai apresentar peças de Mozart, Beethoven e Schubert. Tudo com o objetivo de fazer o público refletir sobre o valor da vida.

Na primeira parte do concerto serão executadas três obras para violino e orquestra, que são raramente tocadas no Brasil. Na segunda parte, duas obras orquestrais vão ser apresentadas: “Abertura Coriolano”, de Beethoven, inspirada na tragédia homônima do poeta e dramaturgo vienense Heinrich J. von Collin, e “Sinfonia nº 40”, de Mozart .

“Nós vamos ter esses três compositores – que são chamados a primeira escola de Viena. Eles compuseram as obras mais incríveis tanto para violino, quanto para orquestra. O público vai poder ver o que há de melhor na música de concerto”, destaca o maestro Alessandro Borgomanero.

Segundo Borgomanero, a arte é um meio de ajudar as pessoas a saírem da depressão e do pensamento suicida. “Não é a única solução. Essa questão precisa ser tratada em vários campos, no campo da medicina, no campo da arte e no campo espiritual. Unindo todas essas áreas você consegue, justamente, ajudar uma pessoa que se encontra em estado avançado de depressão”, explica.

Serviço: Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

Quando: terça-feira (27/09) às 20h
Onde: Teatro Escola Basileu França (Av. Universitária, 1750, Setor Universitário – Goiânia-GO)
Entrada franca

Deixe um comentário


Confira também