O Centro Cultural Grande Hotel, icônico representante da arquitetura Art Déco de Goiânia, está passando por uma revitalização com pintura externa, devido à presença de diversas pichações. Essa manutenção está sendo realizada em parceria com a empresa Luztol Tintas, e a previsão é que ainda neste ano o prédio também passe por uma reforma na estrutura interna.
Localizado no cruzamento da Avenida Goiás com a Rua 3, no Centro, o Grande Hotel é o primeiro hotel de Goiânia, tendo sido inaugurado em janeiro de 1937. Desde 1991, é tombado como patrimônio histórico de Goiás pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, funciona como um polo da Secult, oferecendo atendimento aos alunos do curso de iniciação musical da Rede Municipal de Núcleos Musicais da Orquestra Sinfônica de Goiânia, além de aulas de dança de salão para adultos e idosos.
O prefeito Rogério ressalta que, apesar de ser gerido pela Prefeitura, o local tem uma questão administrativa e financeira pendente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que brevemente será concluída. “A Prefeitura está em negociação para que tudo seja quitado e resolvido o mais breve possível. Agora, com a doação da Luztol, o Grande Hotel está com pintura nova por fora. Afinal, é um bem da nossa cidade e precisa de cuidados da gestão pública. Esperamos que a população contribua para manutenção do local, já que o prédio é sempre alvo de muita pichação”, pontua.
A previsão é que o Grande Hotel receba em breve uma manutenção na área interna. “Estamos com projeto em andamento, com orçamento para reparos na estrutura interna. O prédio é muito antigo e nós temos que seguir as orientações do Iphan, respeitando o estilo art decó, que não pode ser mudado em nada. Temos que ser cuidadosos com isso, afinal é um ponto de referência histórica, que guarda recordações e faz parte da cultura goianiense”, afirma o prefeito.