Existe um ditado popular que diz uma maçã ao dia mantém o médico longe. Para demonstrar se esse adágio é para ser levado a sério, a maçã tem sido intensamente estudada nos últimos anos. A notícia boa é que muitas dessas pesquisas já demonstraram que a frequente ingestão da fruta pode ajudar na manutenção da saúde.
Considerada versátil pela possibilidade de ser facilmente transportada e consumida, e acessível à grande maioria da população, a maçã é rica em pectina, taninos, ácido málico e flavonóides que, entre outras funções, ajudam a amenizar problemas do sistema digestório, como diarreia e constipação intestinal; previnem o aumento das taxas de colesterol e mantêm os níveis ideais de glicose e triglicérides no sangue.
Pesquisas recentes começam a reforçar as propriedades antioxidantes e anticancerígenas da maçã, especialmente pela quantidade de polifenóis e flavonóides existentes na fruta, substâncias que podem ajudar a retardar o envelhecimento porque preservam as células. Entre os estudos que demonstram esta ação benéfica está o desenvolvido na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, que constatou que a combinação de fitonutrientes encontrados na polpa e na casca da maçã é realmente importante fonte de antioxidantes, que evitam que os radicais livres presentes no organismo causem danos aos tecidos e às células.
Em estudos in vitro, os cientistas trataram células cancerígenas do cólon e do fígado com extrato de maçã e constataram que a proliferação dessas células foi inibida, o que indica uma importante ação no combate ao câncer. Em outro estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia demonstraram que tanto a maçã quanto o suco da fruta contêm parcelas significativas de fitonutrientes capazes de obstruir a oxidação do LDL-colesterol, conhecido como mau colesterol e um dos principais causadores de doenças cardiovasculares.
Pesquisas realizadas na Finlândia indicam, ainda, que os fitonutrientes da maçã estão relacionados ao menor risco de ocorrências de doenças cardíacas e de câncer de pulmão. Todos os cientistas envolvidos com estes estudos argumentam que as propriedades benéficas da maçã podem estar tanto na fruta in natura quanto nos sucos. Aliás, a transformação da maçã em suco pode aumentar o efeito protetor de seus compostos fenólicos e antioxidantes.
Atenta aos resultados desses estudos e consciente de sua responsabilidade como empresa voltada para a saúde das pessoas, a Yakult do Brasil produz suco de maçã natural desde 1986. Cultivadas na fazenda da empresa, localizada em São Joaquim, no Estado de Santa Catarina onde existem cerca de 90 mil macieiras -, as frutas são extraídas com a mais alta tecnologia, o que preserva as qualidades nutricionais e o sabor natural. O suco de maçã Yakult não contém conservantes, açúcar ou adoçante. Cada caixa de 200 ml contém carboidratos, proteínas, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio.
* Celina Mayumi T. Hiramatsu é nutricionista pela Faculdade São Camilo e foi bolsista como Technical Trainee de Intercâmbio Internacional para Japão, em 1995. Pós-graduada em Gestão da Qualidade em Alimentos pela Universidade São Judas Tadeu, desenvolve suas atividades como Assistente Técnico de Qualidade da Yakult Indústria e Comércio – www.yakult.com.br