Obra de Tarsila do Amaral é revelada autêntica após 100 anos de sua criação

Quadro foi pintado em 1925 e representa a fase Pau Brasil da artista
Tarsila do Amaral
Paisagem 1925 (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (19) foi revelada uma obra inédita de Tarsila do Amaral, uma das artistas mais emblemáticas da arte brasileira e precursora do modernismo, após 100 anos de sua criação. O quadro surgiu em abril deste ano na SP-Arte por meio do galerista Thomaz Pacheco. O surgimento inesperado repercutiu mundialmente. A obra, neste caso, não era catalogada nos acervos de Tarsila, levando, então, o processo de investigação de sua autenticidade. 

O processo investigativo, que envolveu a família de Tarsila, liderada por sua sobrinha-bisneta Paola Montenegro, considerou a obra autêntica. Pintada em 1925, o quadro é uma bela representação da fase Pau Brasil da artista, em que ela buscava, sobretudo, representar as paisagens brasileiras, tanto urbanas quanto rurais, por meio do olhar moderno.

O dono original da obra era o libanês Mikael Naid, que comprou a obra diretamente de Tarsila na década de 1950 como presente de casamento à esposa Beatriz Maluf. No final da década de 1970, a pintura foi levada para o Líbano por Mikael, após a morte da esposa. E agora, somente em 2023, o quadro retorna ao Brasil graças ao filho do casal, deixando a responsabilidade nas mãos de Thomaz Pacheco. 

As expectativas de Paola é que a “Paisagem 1925” deva ir para algum museu. Afinal, o trabalho de Tarsila do Amaral deve ser prestigiado por mais pessoas devido sua contribuição na formação da identidade brasileira. 

 

Deixe um comentário