Adan Neto
Neste sábado, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza a luta feminina por uma sociedade mais igualitária. O movimento feminista ganhou força em 1917, quando operárias russas se rebelaram contra as desigualdades de trabalho e gênero. A revolta desencadeou diversos protestos contra a sociedade patriarcal. Somente em 1975 o dia 8 de março foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a luta das mulheres.
Desde então, o feminismo tem ampliado a presença feminina em diversos espaços sociais. Em Goiás, histórias de mulheres desafiam o sistema e conquistam espaço no Brasil e no mundo por meio da criatividade, da arte e da inovação. Em celebração à data, selecionamos nove mulheres que se destacam no cenário artístico goiano. Conheça-as:
Naya Violeta

Apaixonada por histórias, diversidade e suas origens, Naya Violeta atua no mercado da moda há mais de dez anos. Sua produção vai além da preocupação estética, buscando impactar a sociedade com mensagens de resistência, esperança e celebração da cultura afro-brasileira.
Naya iniciou sua jornada criativa na infância, em Goianira, sua cidade natal, onde teve o primeiro contato com a produção de peças. Sua paixão pela moda a levou à formação na Universidade Estadual de Goiás. Suas criações se destacam pelo uso de estampas marcantes e modelagens democráticas. Suas coleções já foram apresentadas três vezes na São Paulo Fashion Week, o principal evento de moda da América Latina.
Atualmente, a marca celebra mais de uma década de história, com coleções de Carnaval, colaborações com grandes marcas e a inauguração de um novo ateliê em Goiânia.

Cristal Lobo

Cristal Lobo comanda a Vero Festas, empresa especializada na elaboração de projetos para eventos em todo o Brasil. Ao lado da mãe, Liliane Lobo, e da irmã, Tana Lobo, coordena um acervo variado que atende desde pequenas celebrações até grandes produções. Fundada em 2014, a Vero Festas se consolidou ao oferecer ambientações que acompanham as tendências e as necessidades dos clientes.
Arquiteta de formação, Cristal participa ativamente da concepção dos eventos, auxiliando na escolha de elementos que compõem cada celebração. Seu envolvimento na montagem e finalização garante um resultado alinhado às expectativas dos contratantes. Entre os clientes estão nomes como Virgínia Fonseca, Thássia Naves e Juju Norremose.
Iêda Jardim

Natural de Brasília, a artista Iêda Jardim representa a arte do Centro-Oeste em cenários internacionais. Seu portfólio inclui pinturas, cerâmicas, instalações e esculturas, reflexo de uma formação acadêmica estruturada ao lado de grandes nomes da arte, como Amílcar de Castro, Giovani Fantauzzi, Sara Ávila e Lorena D’Arc.
Seu despertar artístico ocorreu aos 6 anos, quando frequentava espaços culturais em Brasília. Aos 8, ela já apresentava indícios de uma jornada brilhante com a conquista de duas premiações, uma japonesa e outra local. A carreira de Iêda é marcada por contribuições em diversas feiras e mostras nacionais e internacionais, como a Bienal Internacional de Arte Cerâmica da China, em Jingdezhen, com a obra “A Última Ceia” e a Rooted Coleção de Artistas Brasileiras, em Munique, com a obra “Linguagem” que está em cartaz este ano na Alemanha.

Eleonora Hsiung

Formada em Direito e com pós-graduação no Instituto Europeu de Design, Eleonora Hsiung busca inspiração no cotidiano, na arte e nas formas orgânicas. Em fevereiro deste ano, sua marca de joias estreou na Semana de Moda de Nova York com a coleção “Frame of Freedom”, ao lado da Kennzai, tornando-se a primeira marca de acessórios do Brasil a desfilar no evento.
O Ateliê Eleonora Hsiung é um espaço que evoca a arte, com acessórios de design fluido e contemporâneo. A empresa é comandada por Eleonora e sua sócia, Julliana Araújo, representando a força feminina no empreendedorismo.
Wanessa Cruz

Wanessa Cruz é administradora de empresas, produtora cultural e colecionadora, além de sócia fundadora da Arte Plena Produção em Cultura, empresa especializada na implantação e execução de projetos culturais, com ênfase em artes visuais, atuando no mercado nacional desde 2007. A Arte Plena, sediada em Goiânia, engloba escritório de projetos, escritório de arquitetura e galeria de arte, destacando-se como um dos principais articuladores do mercado de arte no Centro-Oeste.
Sob a liderança de Wanessa, a Arte Plena tem promovido a visibilidade de artistas goianos, conectando talentos regionais a eventos de grande porte no Brasil e no exterior. A empresa é responsável pela organização da Feira de Arte Goiás (FARGO), considerada a maior feira de negócios em arte do Centro-Oeste. Além disso, a Arte Plena propõe uma série de mostras e ações culturais, reforçando seu compromisso com a promoção e valorização da arte regional.
Fabiana Queiroga

A goiana Fabiana Queiroga é conhecida por suas peças estruturais, irreverentes e arranjos únicos. Seu estilo contemporâneo compõe diversos ambientes pelo país e revela a expertise da artista em criar propostas inovadoras. Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal Goiás, possui formação em moda que reflete em obras imponentes, estilizadas e marcantes.
Fabiana já participou de diversas feiras, exposições e bienais nacionais e internacionais. Suas peças são expostas em mostras CasaCor nas diferentes regiões do país. Pinturas, ilustrações, arte tridimensional, cadeiras e luminárias são apenas alguns dos itens que ilustram a versatilidade da artista.
Karine Brasil

A artista Karine Brasil iniciou sua jornada na arte a partir de uma busca por autoconhecimento durante a maternidade. Formada em Turismo e Hotelaria, a designer se arrisca no cenário artístico desde 2019 e cria peças em cerâmica, acessórios e utensílios que mesclam sofisticação e a artesanalidade.
Sua assinatura são os corações humanos, que dão forma aos colares, anéis e braceletes de sua marca autoral. A ideia de abordar o órgão em cerâmica veio a partir do nascimento de sua filha com uma doença cardíaca. Desde então, o design afetivo e visceral de Karine conquistou o Brasil e o mundo à fora, que a levou a participar da Milano Jewelry Week 2024, considerada um dos principais eventos de joalheria no mundo.
Maduli

Aos 23 anos, Maduli se destaca como um dos talentos promissores da música goiana. Movida pela musicalidade e pela poesia da vida, carrega no DNA sua paixão pela arte. Amante de gêneros urbanos como pop, R&B e reggaeton, é uma das vozes da cena alternativa local.
Estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Goiás, Maduli alia estratégias de marketing à sua produção musical. Apesar dos desafios em um cenário dominado pelo sertanejo, mantém-se fiel à sua arte e propósito. Suas referências vêm da Música Popular Brasileira, com a sutileza das composições de Djavan e a versatilidade rítmica de Liniker.
Milena Curado

Os bordados de Milena Curado celebram a cultura centenária da Cidade de Goiás. Sua trajetória na moda começou entre máquinas de costura familiares e o crochê, técnica que se tornou uma das marcas de seu trabalho.
O Cerrado e as poesias de Cora Coralina inspiram as peças fluidas e versáteis da Cabocla. Em 2019, seus bordados foram reconhecidos como patrimônio cultural do estado, preservando tradição e poesia em cada fio. A marca já vestiu diversas celebridades e marcou presença em novelas de grande sucesso nacional, como Pantanal, da TV Globo.

Adriana Mendonça

A natureza sempre encantou a artista visual Adriana Mendonça. Natural de Buriti Alegre, no interior de Goiás, mudou-se para a capital para estudar Artes Visuais. Sua trajetória profissional começou com ilustrações para jornais e livros infantis. Durante aulas de desenho técnico no curso de Biologia, encontrou a oportunidade de unir seu conhecimento sobre a natureza à paixão pela arte.
Em 2018, Adriana iniciou uma série marcante de monotipias, técnica que combina gravura e pintura com o uso de peles de cobra. Seu trabalho com o réptil evidencia sua versatilidade e inovação, conquistando o mercado e levando suas obras às principais galerias do país.
