No Dia da Mulher, conheça a história de mentes criativas que se destacam no cenário goiano

Relatos ilustram a potencialidade de talentos femininos locais com a arte e o compromisso com a inovação

Adan Neto

Neste sábado, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza a luta feminina por uma sociedade mais igualitária. O movimento feminista ganhou força em 1917, quando operárias russas se rebelaram contra as desigualdades de trabalho e gênero. A revolta desencadeou diversos protestos contra a sociedade patriarcal. Somente em 1975 o dia 8 de março foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a luta das mulheres.

Desde então, o feminismo tem ampliado a presença feminina em diversos espaços sociais. Em Goiás, histórias de mulheres desafiam o sistema e conquistam espaço no Brasil e no mundo por meio da criatividade, da arte e da inovação. Em celebração à data, selecionamos nove mulheres que se destacam no cenário artístico goiano. Conheça-as:

Naya Violeta

Dia Internacional da Mulher Naya Violeta
Na foto, Naya Violeta (Foto: Divulgação)

Apaixonada por histórias, diversidade e suas origens, Naya Violeta atua no mercado da moda há mais de dez anos. Sua produção vai além da preocupação estética, buscando impactar a sociedade com mensagens de resistência, esperança e celebração da cultura afro-brasileira.

Naya iniciou sua jornada criativa na infância, em Goianira, sua cidade natal, onde teve o primeiro contato com a produção de peças. Sua paixão pela moda a levou à formação na Universidade Estadual de Goiás. Suas criações se destacam pelo uso de estampas marcantes e modelagens democráticas. Suas coleções já foram apresentadas três vezes na São Paulo Fashion Week, o principal evento de moda da América Latina.

Atualmente, a marca celebra mais de uma década de história, com coleções de Carnaval, colaborações com grandes marcas e a inauguração de um novo ateliê em Goiânia.

Naya Violeta
Coleção Carnaval 2025 (Foto: Divulgação)

Cristal Lobo

Cristal Lobo
(Foto: Reprodução/ Instagram)

Cristal Lobo comanda a Vero Festas, empresa especializada na elaboração de projetos para eventos em todo o Brasil. Ao lado da mãe, Liliane Lobo, e da irmã, Tana Lobo, coordena um acervo variado que atende desde pequenas celebrações até grandes produções. Fundada em 2014, a Vero Festas se consolidou ao oferecer ambientações que acompanham as tendências e as necessidades dos clientes.

Arquiteta de formação, Cristal participa ativamente da concepção dos eventos, auxiliando na escolha de elementos que compõem cada celebração. Seu envolvimento na montagem e finalização garante um resultado alinhado às expectativas dos contratantes. Entre os clientes estão nomes como Virgínia Fonseca, Thássia Naves e Juju Norremose.

Iêda Jardim

Iêda Jardim
(Foto: Marcus Camargo)

Natural de Brasília, a artista Iêda Jardim representa a arte do Centro-Oeste em cenários internacionais. Seu portfólio inclui pinturas, cerâmicas, instalações e esculturas, reflexo de uma formação acadêmica estruturada ao lado de grandes nomes da arte, como Amílcar de Castro, Giovani Fantauzzi, Sara Ávila e Lorena D’Arc.

Seu despertar artístico ocorreu aos 6 anos, quando frequentava espaços culturais em Brasília. Aos 8, ela já apresentava indícios de uma jornada brilhante com a conquista de duas premiações, uma japonesa e outra local. A carreira de Iêda é marcada por contribuições em diversas feiras e mostras nacionais e internacionais, como a Bienal Internacional de Arte Cerâmica da China, em Jingdezhen, com a obra “A Última Ceia” e a Rooted Coleção de Artistas Brasileiras, em Munique, com a obra “Linguagem” que está em cartaz este ano na Alemanha.

Iêda Jardim
Iêda com a instalação “Linguagem” em exposição em Munique, Alemanha (Foto: Divulgação)

Eleonora Hsiung

Eleonora Hsiung
(Foto: Lu Barcelos)

Formada em Direito e com pós-graduação no Instituto Europeu de Design, Eleonora Hsiung busca inspiração no cotidiano, na arte e nas formas orgânicas. Em fevereiro deste ano, sua marca de joias estreou na Semana de Moda de Nova York com a coleção “Frame of Freedom”, ao lado da Kennzai, tornando-se a primeira marca de acessórios do Brasil a desfilar no evento.

O Ateliê Eleonora Hsiung é um espaço que evoca a arte, com acessórios de design fluido e contemporâneo. A empresa é comandada por Eleonora e sua sócia, Julliana Araújo, representando a força feminina no empreendedorismo.

Wanessa Cruz

wanessa cruz
(Foto: Divulgação)

Wanessa Cruz é administradora de empresas, produtora cultural e colecionadora, além de sócia fundadora da Arte Plena Produção em Cultura, empresa especializada na implantação e execução de projetos culturais, com ênfase em artes visuais, atuando no mercado nacional desde 2007. A Arte Plena, sediada em Goiânia, engloba escritório de projetos, escritório de arquitetura e galeria de arte, destacando-se como um dos principais articuladores do mercado de arte no Centro-Oeste.

Sob a liderança de Wanessa, a Arte Plena tem promovido a visibilidade de artistas goianos, conectando talentos regionais a eventos de grande porte no Brasil e no exterior. A empresa é responsável pela organização da Feira de Arte Goiás (FARGO), considerada a maior feira de negócios em arte do Centro-Oeste. Além disso, a Arte Plena propõe uma série de mostras e ações culturais, reforçando seu compromisso com a promoção e valorização da arte regional.

Fabiana Queiroga

Fabiana Queiroga
(Foto: Reprodução/ Instagram)

A goiana Fabiana Queiroga é conhecida por suas peças estruturais, irreverentes e arranjos únicos. Seu estilo contemporâneo compõe diversos ambientes pelo país e revela a expertise da artista em criar propostas inovadoras. Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal Goiás, possui formação em moda que reflete em obras imponentes, estilizadas e marcantes.

Fabiana já participou de diversas feiras, exposições e bienais nacionais e internacionais. Suas peças são expostas em mostras CasaCor nas diferentes regiões do país. Pinturas, ilustrações, arte tridimensional, cadeiras e luminárias são apenas alguns dos itens que ilustram a versatilidade da artista.

Karine Brasil

Karine Brasil
(Foto: Edmar Wellington)

A artista Karine Brasil iniciou sua jornada na arte a partir de uma busca por autoconhecimento durante a maternidade. Formada em Turismo e Hotelaria, a designer se arrisca no cenário artístico desde 2019 e cria peças em cerâmica, acessórios e utensílios que mesclam sofisticação e a artesanalidade.

Sua assinatura são os corações humanos, que dão forma aos colares, anéis e braceletes de sua marca autoral. A ideia de abordar o órgão em cerâmica veio a partir do nascimento de sua filha com uma doença cardíaca. Desde então, o design afetivo e visceral de Karine conquistou o Brasil e o mundo à fora, que a levou a participar da Milano Jewelry Week 2024, considerada um dos principais eventos de joalheria no mundo.

Maduli

Maduli
(Foto: Junior Ribeiro)

Aos 23 anos, Maduli se destaca como um dos talentos promissores da música goiana. Movida pela musicalidade e pela poesia da vida, carrega no DNA sua paixão pela arte. Amante de gêneros urbanos como pop, R&B e reggaeton, é uma das vozes da cena alternativa local.

Estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Goiás, Maduli alia estratégias de marketing à sua produção musical. Apesar dos desafios em um cenário dominado pelo sertanejo, mantém-se fiel à sua arte e propósito. Suas referências vêm da Música Popular Brasileira, com a sutileza das composições de Djavan e a versatilidade rítmica de Liniker.

Milena Curado

Milena Curado
(Foto: Felpsac)

Os bordados de Milena Curado celebram a cultura centenária da Cidade de Goiás. Sua trajetória na moda começou entre máquinas de costura familiares e o crochê, técnica que se tornou uma das marcas de seu trabalho.

O Cerrado e as poesias de Cora Coralina inspiram as peças fluidas e versáteis da Cabocla. Em 2019, seus bordados foram reconhecidos como patrimônio cultural do estado, preservando tradição e poesia em cada fio. A marca já vestiu diversas celebridades e marcou presença em novelas de grande sucesso nacional, como Pantanal, da TV Globo.

Cabocla Milena Curado
(Foto: Felpsac)

Adriana Mendonça

Adriana Mendonça
(Foto: Renata dos Santos)

A natureza sempre encantou a artista visual Adriana Mendonça. Natural de Buriti Alegre, no interior de Goiás, mudou-se para a capital para estudar Artes Visuais. Sua trajetória profissional começou com ilustrações para jornais e livros infantis. Durante aulas de desenho técnico no curso de Biologia, encontrou a oportunidade de unir seu conhecimento sobre a natureza à paixão pela arte.

Em 2018, Adriana iniciou uma série marcante de monotipias, técnica que combina gravura e pintura com o uso de peles de cobra. Seu trabalho com o réptil evidencia sua versatilidade e inovação, conquistando o mercado e levando suas obras às principais galerias do país.

Adriana Mendonça
(Foto: Paulo Rezende)

Deixe um comentário