MAC e Cerrado Galeria de Arte inauguram exposição que celebra vida e obra de Siron Franco

"Pensamento Insubordinado" reúne trabalhos feitos pelo artista entre os anos de 1961 e 2023 e tem curadoria de Angel Calvo Ulloa
Museu de Arte Contemporânea e Cerrado Galeria de Arte inauguram exposição que celebra vida e obra de Siron Franco
Siron Franco (Foto: Divulgação)

 

Fabricio Moretti

O artista goiano Siron Franco terá toda a sua trajetória explorada em uma exposição dividida entre dois espaços em Goiânia – o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) e a Cerrado Galeria de Arte. Organizada cronologicamente, a mostra “Pensamento Insubordinado” nasceu de uma vontade antiga de apresentar na capital um amplo conjunto de obras e documentos de Siron, que interligam mais de seis décadas de trabalho ininterrupto. Na Cerrado Galeria de Arte a partir desta quinta-feira (4), a exposição marca também a inauguração da nova galeria na cidade. Já no MAC, a exposição começa na sexta-feira (5).

A curadoria da exposição buscou explorar não só as obras mais conhecidas do artista, mas também toda a sua trajetória e pensamento a partir de episódios marcantes, desde as suas primeiras telas até as suas ações políticas e preocupações sociais e ambientais. Além das obras produzidas de 1961 a 2023, “Pensamento Insubordinado” conta ainda com um espaço documental que apresenta informações e curiosidades sobre Siron Franco.

Museu de Arte Contemporânea e Cerrado Galeria de Arte inauguram exposição que celebra vida e obra de Siron Franco
(Foto: Divulgação)

 

A exposição do MAC Goiás articula-se a partir de uma série de episódios, definidos por acontecimentos vitais e séries pictóricas marcantes, que são gradualmente introduzidos por meio de textos específicos.

Assim, os capítulos “Na era das máquinas”, “As fábulas de horror”, “A sua imagem e semelhança”, “Guernica 1964”, “Regresso ao Bairro Popular”, “Do Curral…” e “…Até hoje” vão montando e tecendo uma cronologia que, por vezes, torna-se difusa.

A meio caminho, por detrás da rampa que dá acesso ao mezanino, desdobra-se um espaço documental que pretende, através de uma breve seleção de intervenções no espaço público e ações performativas, gerar ligações e cumplicidades entre as várias linguagens em que perpassa a carreira de Siron Franco.

Por último, a grande estrutura que se destaca no imponente espaço do MAC, guarda em seu esqueleto de madeira uma vasta seleção de obras recentes. Estas últimas dialogam com a exposição que, simultaneamente, encontra-se na Cerrado Galeria de Arte.

Serviço:

Siron Franco – “Pensamento Insubordinado” (Trabalhos, 1961-2023)

Cerrado Galeria de Arte
R. 84, 61 – St. Sul, Goiânia – GO
Abertura: quinta-feira, dia 04 de maio às 19h
Visitação de segunda a sexta-feira das 10 às 19h. Sábado das 10h às 13h.

Museu de Arte Contemporânea de Goiás
Centro Cultural Oscar Niemeyer, Go 020, saida para Bela Vista de Goiás, Goiânia – GO
Abertura: sexta-feira, dia 05 de maio às 19h
Visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Deixe um comentário