Nesta quinta-feira (29), acontece a abertura da exposição “Alteridade: Representações e Abstrações” da fotógrafa e cineasta goiana, Rosa Berardo. Composta por 40 fotografias, a mostra tem o intuito de ser uma retrospectiva de fotos inéditas realizadas no período de 1985 a 1992 com várias etnias dos povos do Alto Xingu. O evento ocorrerá a partir das 19h, na Casa de Vidro Antônio Poteiro, em Goiânia e, ainda, conta com a curadoria de Antônio da Mata.
O objetivo é mostrar para a sociedade o quanto os povos xinguanos, principalmente, os Kamayurá, têm lutado para manter sua cultura. Trazendo imagens feitas com película em preto e branco e fotografias atuais, com o uso da câmera digital, o acervo é composto de fotografias realizadas durante os seis anos em que Rosa viajou anualmente para as aldeias do Parque Nacional do Xingu.
Muitas imagens se perderam devido ao tempo e a má conservação, enquanto outras foram restauradas e estão na exposição. “Depois de 38 anos sem voltar às aldeias, lá retornei em 2021 a convite do povo Kamayurá para registrar o ritual Kuarup, que foi uma homenagem aos mortos pela Covid 19”, explica Berardo.
“A minha expectativa é que as pessoas valorizem a importância das culturas e etnias, que estão no território brasileiro. Espero que possamos olhar para as nossas origens e valorizarmos esses grupos étnicos. Pois, eles têm um árduo trabalho para preservarem a sua identidade”, finaliza a fotógrafa.
Serviço: Exposição fotográfica de Rosa Berardo sobre o Alto Xingu
Data: 29 de junho a 28 de julho
Período de visitação: de segunda a sexta-feira das 9h às 19h
Local: Casa de Vidro Antônio Poteiro – Avenida Deputado Jamel Cecílio, Jardim Goiás – Goiânia (GO)