A partir do dia 24 de janeiro, Brasília recebe o Festival de Lanternas Coreanas no Shopping Pátio Brasil. O projeto revela uma das mais populares tradições culturais do país. Com 1.200 lanternas coloridas de seda, a exposição apresenta uma atmosfera imersiva com elementos cenográficos contemporâneos e túneis brilhantes. O festival segue em cartaz na capital federal até o dia 24 de abril.
Os túneis são formados por artefatos originais da cidade de Jinju, que desde 2003 sedia o festival. No final do trajeto, o público encontra uma enorme lua em 3D, além de instalações, fotos e vídeos da cidade e do Festival Jinju Namgang Yudeung. Além das lanternas, os visitantes poderão conhecer e experimentar os Hanboks, trajes típicos coreanos.
A mostra já foi exposta em São Paulo e no Rio de Janeiro, em que bateu o recorde de público do MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói desde a inauguração do espaço.
Tradição
A tradição das lanternas de seda começou na 1ª Batalha da Fortaleza de Jinjuseong, durante a Guerra Imjin (1592-1598), entre 3.800 soldados do Exército Suseong (Coreia), que protegiam o castelo, e 20.000 soldados japoneses. Os coreanos usaram a lanterna no Rio Namgang em uma noite escura para avistar os japoneses, impedindo-os de cruzar o rio. Além de tática militar, as lanternas também foram usadas para enviar recados aos familiares fora da fortaleza. Mais tarde, a população da cidade de Jinju começou a lançar lanternas no Rio Namgang para homenagear as almas dos soldados que se sacrificaram, como símbolo de resistência.
A tradição deu lugar ao Festival Jinju Namgang Yudeung como um evento de destaque na Coreia, que é conhecido internacionalmente e todo ano reúne mais de 2 milhões de pessoas. A festividade foi designada pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo como o festival representativo da Coreia e ainda foi selecionada como um festival de luxo global de desenvolvimento da Coreia por 5 anos consecutivos.
Serviço: Festival de Lanternas Coreanas
Data: de 24 de janeiro a 24 de abril
Local: Shopping Pátio Brasil, 1o Piso- SCS QD 06, Asa Sul, Brasília-DF
Horário de visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h
domingos e feriados, das 12h às 20h
Ingressos à venda no local e online pelo Sympla.com