A 6ª edição do Festival de Gastronomia e Cultura da Cidade de Goiás será lançada oficialmente no dia 27 de outubro, às 8 horas, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Para o lançamento está programado um café da manhã de apresentação do Festival a autoridades, imprensa, organizadores e parceiros do evento. O governador de Goiás, Alcides Rodrigues, e a primeira-dama, Raquel Rodrigues, deverão participar do encontro.
A edição 2009 do Festival será realizada entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, na Vila Gastronômica, especialmente construída para o evento e em outras localidades da cidade de Goiás, como os restaurantes participantes. Uma ampla programação gastronômica e cultural está sendo preparada para receber os visitantes, com degustação de comidas típicas da região, oficinas de gastronomia, shows musicais e sarau de poesias. A realização do Festival é da Associação de Restaurantes, Pousadas e Hotéis da Cidade de Goiás (ARPHOS), com apoio da Prefeitura Municipal da Cidade de Goiás, em parceria com o Governo do Estado de Goiás e Sebrae Goiás.
Este ano, o Festival terá a participação de 10 restaurantes associados à ARPHOS Braseiro, Dali Sabor e Arte, Hotel Vila Boa, Flor de Ipê, Goiás Ponto Com, Trapiche, Piqui´s Pizzaria, Bodega Fantástica, Manduzanzan e Espaço Ouro Fino, e uma panificadora, a Moinho do Trigo, que será responsável pelas sobremesas, juntamente com a Bodega Fantástica. Cada restaurante contará com a consultoria de um chef convidado, que ficará responsável pela preparação de um prato com ingredientes tipicamente goianos, que será servido nos restaurantes e na Vila Gastronômica. A novidade desta edição é que os chefs terão o desafio de elaborar uma receita utilizando frutos do Cerrado, como baru, mangaba, araçá, cagaita, entre outros. A coordenação gastronômica será do chef Wilian Mateus, formado na Inglaterra, com passagens por grandes restaurantes londrinos, e atualmente chef instrutor no IGA, maior Instituto Gastronômico da América Latina.
A cidade de Goiás Patrimônio Histórico da Humanidade – receberá, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, renomados chefs da culinária goiana em um evento que terá o tema Frutos do Cerrado. Além da degustação de pratos típicos da região e oficinas de gastronomia, o Festival de Gastronomia e Cultura da Cidade de Goiás – edição 2009 terá na programação sarau de poesias e shows com artistas goianos.
O Festival de Gastronomia e Cultura da Cidade de Goiás – edição 2009 será recheado de novidades para quem curte as delícias da culinária goiana. Com o tema Frutos do Cerrado, o Festival será realizado na Vila Gastronômica, especialmente construída na antiga capital do Estado de Goiás, Patrimônio Histórico da Humanidade, e nos restaurantes participantes. Uma ampla programação cultural e gastronômica está sendo preparada para receber os visitantes, com degustação de comidas típicas da região, oficinas de gastronomia, shows musicais e sarau de poesias. A realização do Festival é da Associação de Restaurantes, Pousadas e Hotéis da Cidade de Goiás (ARPHOS), em parceria com o Governo do Estado de Goiás e Sebrae Goiás.
Este ano, o Festival terá a participação de 10 restaurantes associados à ARPHOS Braseiro, Dali Sabor e Arte, Hotel Vila Boa, Flor de Ipê, Goiás Ponto Com, Trapiche, Piqui´s Pizzaria, Bodega Fantástica, Manduzanzan e Espaço Ouro Fino, e uma panificadora, a Moinho do Trigo, que será responsável pelas sobremesas, juntamente com a Bodega Fantástica. Cada restaurante contará com a consultoria de um chef convidado da cidade de Goiás, Goiânia ou Brasília, que ficará responsável pela preparação de um prato com ingredientes tipicamente goianos, que será servido nos restaurantes e na Vila Gastronômica. A novidade desta edição é que os chefs terão o desafio de elaborar uma receita utilizando frutos do Cerrado, como baru, mangaba, araçá, cagaita, entre outros