De 10 a 20 de outubro, a Vila Cultural Cora Coralina recebe uma exposição dedicada às Congadas de Goiás. Com entrada gratuita, a mostra celebra o primeiro encontro estadual das congadas e contará com 80 fotografias de oito profissionais que registraram momentos marcantes dessa rica celebração, uma importante expressão de resistência cultural afro-brasileira e goiana.
Além de Goiânia, a mostra passará por mais outros três municípios, como: Catalão, Ouvidor e Três Ranchos. As imagens expostas preservam a memória dos congadeiros, suas vivências pessoais e as de seus ancestrais. A manifestação cultural é, acima de tudo, uma experiência a ser sentida, uma celebração da vida, da fé e da herança cultural. Cada imagem se torna um elo vital na corrente da história, garantindo que a beleza e a resiliência da congada continuem a inspirar e a educar.
“Cada fotógrafo traz sua experiência sustentada nos painéis coloridos, representando os ternos das congadas e a vibração das festas. Nem todas as imagens são de fotógrafos profissionais; elas também são de pessoas que reconhecem o poder desta comemoração e registram com dedicação todo o ritual. A diversidade de estilos de imagens traz a identidade visual de cada fotógrafo preservada, ainda assim misturadas no salão em um pot-pourri de pontos de vista sobre uma festa não menos diversa” complementa Fernando Corrales curador da mostra.
Serviço: Exposição sobre as Congadas de Goiás
Local: Vila Cultural – Cora Coralina -Sala Antônio Poteiro – Rua 23 c/ Rua 03, Quadra- 67 – Setor Central
Período: de 10 a 20 de outubro
Entrada gratuita