Exposição “Ear Parade” na Assembleia Legislativa de Goiás oferece teste auditivo gratuito

Ação permanece até sexta-feira (16/08) e une arte urbana e saúde auditiva
Ear Parade
As esculturas foram pintadas pelo artista Wes Gama (Foto: Divulgação)

A exposição “Ear Parade”, iniciada na segunda-feira (12/08) na Assembleia Legislativa de Goiás, já atraiu um público variado, desde crianças até idosos. A iniciativa, que combina arte urbana com cuidados auditivos, seguirá até sexta-feira (16/08), oferecendo testes auditivos gratuitos. A ação é uma realização da Opimed Aparelhos Auditivos, em parceria com a Politec e o artista Wes Gama, com o objetivo de conscientizar o público sobre a importância da saúde auditiva.

A triagem auditiva é realizada por meio de um totem digital, com o uso de fones de ouvido, que avalia os níveis mínimos de volume que a pessoa consegue ouvir e os níveis máximos suportados sem causar desconforto. Ao final, os resultados são exibidos na tela. Durante todo o teste, há um profissional disponível para auxiliar no processo.

Segundo o médico otorrinolaringologista Pedro Ivo, que esteve presente na exposição, embora os dados do IBGE indiquem que mais de 10 milhões de brasileiros sofram de alguma deficiência auditiva, esse número pode ser ainda maior: “Esse dado muito provavelmente ainda é subestimado; a perda auditiva é bastante prevalente. Os dados da OMS apontam que cerca de 10% da população mundial sofre de algum grau de deficiência auditiva, então, considerando a população brasileira, devemos ter cerca de 20 milhões de pessoas afetadas”, concluiu.

O especialista também destacou a importância de eventos que promovam a conscientização, uma vez que a perda auditiva ainda é subdiagnosticada. A combinação de informação e triagem acessível com uma exposição de arte é um passo importante para incentivar a procura por serviços de saúde especializados, visando melhorar a qualidade de vida.

Para o diretor da Opimed Aparelhos Auditivos, Braz Britto, a ação simboliza um “rompimento da bolha” do estigma e da postergação em relação à saúde auditiva: “Trazer essa realidade que vivenciamos constantemente nos consultórios para uma obra de arte que traduz o despertar para o mundo dos sons é um privilégio. É um orgulho para nossa equipe contribuir para a conscientização da população goiana”, afirmou.

Ear Parade
(Foto: Divulgação)

Serviço: Exposição “Ear Parade” na Alego

Data: 12 a 16 de agosto de 2024
Horário: 9h às 17h
Local: Hall da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) – Av. Emival Bueno, Park Lozandes, Goiânia – GO.

Deixe um comentário