Everaldo Matsuura, mestre internacional de xadrez, tem presença confirmada no “Xadrez no Cubo”

Evento acontece nos dias 23 e 24 de setembro, no Flamboyant Shopping
Xadrez
Estudantes jogando xadrez (Foto: Divulgação)

O mestre internacional de xadrez, Everaldo Matsuura, estará presente no “Xadrez no Cubo”, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, no Flamboyant Shopping. Idealizado pelos colégios WR e WRJ, o evento reunirá 80 finalistas de escolas públicas e privadas de Goiás, que competirão em um cubo de vidro a ser montado no local.

Matsuura já foi duas vezes campeão brasileiro absoluto, título máximo nacional, e atualmente ocupa a 12ª posição do ranking nacional. Atualmente, é treinador de alto rendimento e contribui para a formação de alguns expoentes do xadrez nacional.

Ele, que começou a jogar xadrez com apenas cinco anos e aos nove participou de seu primeiro torneio, compartilha que além dos benefícios comuns a outros esportes como o respeito às regras e aos adversários, características específicas da modalidade também contribuem para o aumento da capacidade analítica e crítica. “Contribui tanto no aspecto da lógica/concreto, quanto do abstrato/ cognitivo. Dessa forma, também auxilia para a elevação da cidadania ao nos tornar mais críticos em relação ao próprio desenvolvimento da sociedade”, destaca.

De acordo com a organização, a proposta de se ter um cubo de vidro instalado dentro de um shopping é algo inédito na capital, principalmente por se tratar de jogadores de nível escolar. Já Matsuura pontua: “Minha expectativa é que seja um grande evento demonstrativo e que venha a chamar a atenção não apenas dos já aficionados, mas também daqueles que potencialmente possam vir a se tornar praticantes do nobre jogo”.  

O “Xadrez no Cubo” contará com a  presença de outros grandes mestres brasileiros de xadrez como Henrique Mecking (Mequinho), Krikor Mekhitarian, Alexandre Fier e Renato Quintiliano.

Os 80 finalistas serão divididos em quatro categorias: 1° ao 3° ano, 4° e 5° ano, 6° ao 8°ano e 9°ano ao Ensino Médio; os melhores do ano após as seis etapas. Os 20 melhores classificados em cada uma delas terão o direito de disputar a final no cubo de Vidro. 

xadrez
Everaldo Matsuura (Foto: Diuvlgação)

Deixe um comentário