Espetáculo “A Última Sessão de Freud”, de Mark St. Germain, chega ao Teatro Goiânia

Peça foi assistida por mais de 130 mil pessoas e é considerada o maior sucesso do teatro brasileiro desde 2022
A Última Sessão de Freud em Goiânia
(Foto: João Caldas)

O espetáculo “A Última Sessão de Freud” chega ao Teatro Goiânia entre os dias 28 e 30 de março. Considerado um dos maiores sucessos do teatro brasileiro desde 2022, a peça é dirigida por Elias Andreato para o texto do premiado autor americano Mark St. Germain. A iniciativa já foi vista por mais de 130 mil pessoas e conta com 300 apresentações em todo o mundo. O elenco oficial da peça conta com a participação dos atores Marcello Airoldi e Odilon Wagner.

A trama apresenta um encontro fictício entre Sigmund Freud, que é considerado o pai da psicanálise, e o crítico literário C.S.Lewis- dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20. Durante esse diálogo, Freud, crítico implacável da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado professor de Oxford e defensor da fé baseada na razão, debatem o dilema entre ateísmo e crença religiosa.

O cenário é assinado por Fábio Namatame, que já foi indicado ao Prêmio Shell por melhor cenário. A ambientação reproduz o consultório onde Freud desenvolvia sua psicanálise e seus estudos. O texto de Mark St. Germain é baseado no livro “Deus em Questão”, escrito pelo Dr. Armand M.Nicholi Jr. – professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School.

A trama se passa no gabinete de Freud, na Inglaterra, onde eles conversam sobre a existência de Deus, mas o embate verbal se expande por assuntos como o sentido da vida, natureza humana, sexo, morte e as relações humanas, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão.

Em uma entrevista sobre o espetáculo, o autor comenta: “A peça mostra um embate de ideias. Isso é uma armadilha, e eu não queria que o espetáculo se transformasse em um debate. Por isso, pelo bem da ação dramática, situei o encontro entre Freud e Lewis no dia em que a Inglaterra ingressou na Segunda Guerra Mundial. Então, são dois homens no limite, sabendo que Hitler poderia bombardear Londres a qualquer minuto”.

Para o ator Odilon Wagner a experiência de interpretar Freud é fascinante: “Para um ator ter a oportunidade de representar um personagem tão intenso e profundo, que fez parte de nossa história recente, é um privilégio. A construção desse personagem me fez vibrar desde a primeira leitura, foram meses estudando sua vida e personalidade, para tentar trazer um recorte mais fiel possível do último ano de vida desse grande gênio do século 20”, revela.

Serviço: Espetáculo “A Última Sessão de Freud” em Goiânia

Quando: 28 a 30 de março (sexta-feira a domingo)
Horário: Sexta (20h), Sábado (20h), Domingo (17h) 
Local: Teatro Goiânia- Rua 23, nº 252 Centro – (Av. Tocantins, esq. c/ Av. Anhanguera)
Ingressos via sympla.com ou na Komiketo Sanduicheria – Av. T-4, 6000, Serrinha

Deixe um comentário