O artista Eduardo Kobra, conhecido pelo projeto Muro das Memórias na cidade de São Paulo em 2007, inaugurou um mural na Disney Springs, no Walt Disney World Resort, e tornou-se o primeiro brasileiro a realizar tal feito no complexo de compras, restaurantes e entretenimento. O muralista expõe sua obra em um mural de 29 metros de comprimento por 5 metros de altura – cerca de 145m² – como parte do “Disney Springs Art Walk: A Canvas of Expression”, que está localizado próximo ao circuito de ônibus do Town Center, e está aberto à visitação todos os dias.
A exposição apresenta artistas da Flórida e de todo o mundo, criando murais que enchem as paredes com cor, emoção e o espírito de suas culturas. Os visitantes têm a chance de ver essas obras de perto e experimentar o estilo e a voz individual de cada artista.
Com mais de 3.000 murais espalhados pelos cinco continentes, Kobra tem um estilo com técnicas envolvendo pintura com aerógrafo e tinta spray. Inquieto, estudioso e autodidata, também faz pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos.
“É uma grande honra ser o primeiro brasileiro a desenhar um mural no Walt Disney World Resort. Sou fascinado pela atmosfera de sonhos realizados do complexo, e me inspirei nisso para criar a obra. Ao mesmo tempo que o mural é feito para todos, fico particularmente orgulhoso em saber que os brasileiros encontrarão um pedacinho do nosso país na Disney,” diz o muralista.
Além disso, revela uma curiosidade sobre a pintura: “O menino de chapéu é inspirado no meu filho. A imagem dele se conecta com a minha criança interior. Foi a sensação que tive desde o primeiro momento em que pisei aqui. Então, aquele menino no mural é o meu filho e também sou eu. No mural, estão simbolicamente todas as crianças e todos os adultos do mundo”, conta o artista.
Kobra acrescenta que o convite surgiu em um momento muito bonito de sua trajetória. “Pintar na Disney carrega um significado especial: o primeiro lugar em que pude mostrar meu trabalho foi em um parque de diversões, em 1992, na cidade de São Paulo. Foi lá, inclusive, que conheci, em 1995, minha esposa, Andressa. Pintar um mural no Walt Disney World ao lado da Andressa e do meu filho, Pedro, dá uma sensação de coerência, de trabalho e de realização não apenas pessoal, mas da minha família e os amigos que há tantos anos acreditam no meu trabalho e torcem por mim.”