Documentário sobre Chica Machado tem pré-estreia nesta quinta-feira (20) em Goiânia

Rainha de Goyaz retrata a história da escravizada que alforriou diversos negros em Goiás e construiu um legado de resistência no estado
Documentário sobre Chica Machado
Cena do documentário (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (20), o Centro Cultural da UFG recebe a pré-estreia do documentário “Rainha de Goyaz”, que retrata a história de resistência de Chica Machado, uma das pioneiras no ativismo negro em Goiás. A exibição conta com entrada gratuita e promove, posteriormente, um bate papo sobre a obra.

Dirigido por Renata Rosa Franco, o curta documental relata a jornada de Chica Machado, uma mulher negra escravizada, que chegou à Goiás nos idos de 1750, no povoado de Cocal, região de Niquelândia. Após conquistar sua alforria, Chica dedicou seu trabalho para libertar diversos outros escravizados. A partir de seu ativismo e resistência, Chica conquistou diversos marcos que contribuíram com o avanço social da época, chegando a eleger um de seus filhos deputado por Goiás na primeira constituinte.

Sua projeção e relevância vive na memória do povo que habita a região onde há 300 anos ela caminhou e prosperou, e é transmitida até hoje pela oralidade, o que lhe conferiu o ar de figura lendária por onde passou. A obra é fruto da pesquisa de doutorado da diretora em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás, que expandiu o trabalho acadêmico para as telas, ao realizar uma série de viagens para diferentes cidades goianas, buscando percorrer os caminhos traçados por Chica Machado.

“O mais interessante de se observar é que, mesmo no século XVIII, a projeção de Chica Machado era tamanha que seu marido não é retratado pelo nome próprio, mas sim como marido de Chica. Seus filhos, mesmo sendo padres, e figuras influentes da comunidade, são lembrados como filhos da Chica. Ela foi o pilar dessa família e da comunidade da época, mesmo sendo mulher, negra e escravizada”, enaltece Renata Rosa Franco.

A curta documental parte em busca dos relatos transmitidos de geração em geração que mantêm viva a importância dessa figura lendária em terras goianas, responsável por construir a Igreja das Mercês, para permitir que os negros da sua época tivessem acesso a um templo sagrado para professar sua fé. Após a pré-estreia no Centro Cultural da UFG, a produção será exibida no Cineclube Maria Grampinho que integra a programação do Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes.

Chica Machado
Retrato de Chica Machado por Dalton Paula (Foto: Reprodução/ Masp)

Serviço: Pré-estreia do documentário sobre Chica Machado – Rainha de Goyaz

Data: nesta quinta-feira, 20 de março
Horário: a partir das 19h30
Local: Centro Cultural da UFG- Avenida Universitária, nº1533, Goiânia
Entrada gratuita

Deixe um comentário