Em sua 21ª edição, congresso terá a sustentabilidade do turismo como temática principal
Nos próximos dias 10, 11 e 12 de março, o Sistema CNTur/ABRESI realizará a 21ª edição do CIHAT, o Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo. Neste ano, o tema principal é Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável, palavra-chave do novo milênio, e o congresso visa mostrar como os empresários do setor podem se desenvolver e contribuir para um futuro sustentável no planeta.
O evento é o primeiro congresso Internacional do segmento promovido no Brasil, em 1987, e consagrou-se como um dos principais da categoria. É o maior da América Latina onde se debate as tendências do turismo mundial, mercado, política e economia.
Contando com a participação de 55 nações, representadas por autoridades de cada país, o congresso, durante anos, vem promovendo o intercâmbio de informações e o debate de temas relevantes e de impacto no cenário da economia e do turismo mundial.
A 21ª edição acontecerá no Palácio de Convenções Anhembi, e promete oferecer uma programação variada, trazendo à tona assuntos pertinentes turismo mundial, tais como novas perspectivas e papeis das agências de viagem, o atual estágio da hotelaria no Brasil e no mundo, a gastronomia integrada ao Turismo, a formação e a capacitação de mão-de-obra qualificada por meio de abordagens academicamente suportadas e a capacitação de docentes. São previstos grandes sessões plenárias e seminários em quatro Câmaras Técnicas – Viagens e Destinos, Hospitalidade, Gastronomia e Empreendedorismo.
As sessões plenárias terão o caráter de Fórum de Debates e apresentarão, ao final, uma pauta de sugestões com os resultados obtidos, como sugestões para a elaboração da “Carta do 21° CIHAT”. Cada tema será conduzido por um âncora da mesa do Congresso. Já nas Câmaras Técnicas serão apresentados trabalhos de natureza teórico-prática, destinados a profissionais e empresários que atuam em áreas específicas de toda a cadeia produtiva do Turismo.
O conteúdo programático do 21° CIHAT está sob coordenação de Luiz Figueira de Quental e Marilene Pinto Leite, e proposição e consultoria do Prof. Dr. Mario Carlos Beni (ECA-USP), do Prof. Dr. Valter Strafacci Jr. (ITA SJC), e Prof. Ms. Celso dos Santos Silva (UNICATUR).