Cidade de Goiás recebe o Projeto Goiás Cidade Musical neste sábado (7)

Programação contará com visita à Exposição Fim-Nício: do Fim ao Início, com a presença do curador PX Silveira
Conjunto da Cidade de Goiás
Casa Cora Coralina (Foto: Iphan)

O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e a Comissão Tricentenário Cidade de Goiás realizam a primeira edição de 2023 do Projeto Goiás Cidade Musical, no dia 7 de janeiro, na Cidade de Goiás.

Como tradição, a programação musical terá início com a série Diálogos Musicais, com curadoria da pianista Andréa Teixeira, a partir das 21h30, no Instituto Biapó. A apresentação da noite é do grupo Gafieira de Bolso, criado há seis anos. Eles já fizeram várias apresentações em festivais e salas de concerto em Goiás, como SESC e Canto da Primavera.

Seus integrantes são Diego Amaral, percussionista e músico da Universidade Federal de Goiás, pesquisador no Coletivo 22 sobre performances ameríndias e também atua em diversos grupos de Goiânia; Gleyson Andrade (violão), compositor, arranjador e músico convidado de diversos artistas para shows e eventos há mais de 25 anos, é ainda um convidado frequente para atuar como professor em vários festivais e encontros de música popular; e Miqueias Feitosa (clarinetista), que fez parte da formação do grupo em Portugal, igualmente costuma tocar em diversas bandas e é convidado como professor em vários festivais de choro.

Em seguida, às 23h, começa a concentração para a segunda parte da ação Goiás Cidade Musical, o projeto “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”, que tem curadoria de Marlene Vellasco. O ponto de concentração para a caminhada pelo Centro Histórico da Cidade Patrimônio Mundial ao som de músicas e poesias é a escadaria da Igreja do Rosário. No ano novo que se inicia, será repetida a série de serenatas mensais durante todas as luas cheias.

Arte em onze ambientes expositivos

Nessa mesma data, a partir das 20h30, haverá uma visita à Exposição Fim-Nício: do Fim ao Início. A mostra terá a presença do curador PX Silveira, que comenta as obras de arte distribuídas em 11 ambientes diferentes no Instituto Biapó, entre elas o Calendário Biapó – Casa de Cora Coralina 2023, de Bento Fleury, em homenagem às mulheres vilaboenses.

Fim-Nício abriga diferentes técnicas e suportes artísticos e, entre os ambientes expositivos, alguns são inéditos, como os que trazem as obras de Tai Hsuan-An, Rosângela Martins, Robin McGregor e Pedro Recroix. Já em outros espaços, foram feitas reciclagens e reedições de exposições anteriores do Instituto Biapó desde seu surgimento, em 2019, como Veiga Valle, Passo Poético, Artesanato Raiz, Arte em Goiás e Museu da Música de Vila Boa. Outro destaque é a apresentação da Arcada do Tricentenário.

Segundo o curador do Instituto Biapó, Px Silveira, “Fim-Nício é uma ação afirmativa diante dos desafios e dificuldades que enfrentamos no dia a dia. Por meio da beleza e pela força dos exemplos, na verdade, ela é mais que uma exposição, é um estado de espírito e um incentivo para que a cada fim de ciclo possamos surgir renovados e seguir adiante”. A exposição permanece no Instituto até março de 2023 e tem como parceiros a Associação Mulheres Coralinas e o Instituto Bertran Fleury.

Serviço: Goiás Cidade Musical

Evento: Visita guiada à Exposição Fim-Nício: Do Fim ao Início.
Data: 7 de janeiro
Horário: 20h30
Local: Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, n.º 25, Centro Histórico – Cidade de Goiás)
Evento: Diálogos Musicais – Apresentação do grupo Gafieira de Bolso
Horário: 21h30
Local: Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, n.º 25, Centro Histórico – Cidade de Goiás)
Evento: 1ª Serenata de 2023
Horário: 23h
Local: Escadaria da Igreja do Rosário.

Deixe um comentário