A Cerrado Galeria representa nove artistas nacionais na maior feira de arte da América do Sul, a feira SP-Arte, que será realizada entre os dias 3 e 7 de abril no Pavilhão Bienal em São Paulo. As exposições representadas pela galeria goiana tem o objetivo de destacar as produções artísticas do centro-oeste, contando com colaborações de artistas dos três estados e do Distrito Federal.
No espaço da Cerrado Galeria no evento, que será o estande G6 do 2º andar, o público poderá conferir uma curadoria com obras inéditas de alguns dos artistas representados pela galeria. A seleção engloba peças tanto de profissionais mais novos quanto de outros já consagrados, mas todos muito relevantes, refletindo uma ampla variedade de trabalhos e seus pontos de vista artísticos. Com isso, a galeria busca proporcionar ao público do evento uma experiência diferenciada.
“A intenção é mostrar essa ecologia que compõe a produção artística do Centro-Oeste nas últimas décadas, passando pelas bases modernistas que formaram as referências no período de inauguração de Goiânia e Brasília e evidenciando como elas se fazem presentes na atualidade”, explica Mazzutti. A diretora da Cerrado Galeria Goiânia pontua que a curadoria feita para o evento “contempla os diálogos estabelecidos com os jovens artistas, que produzem trabalhos fortes e com temas internacionais, mas baseados no seu lugar de origem e vivência”, comenta Júlia Mazzuti acerca da partipação goiana no evento.
Dentre os selecionados, o artista goiano Siron Franco é um dos representantes goianos na feira, sendo responsável por contribuições artísticas importantes no cenário artístico nacional, que levou a sua nomeação em 1974 como o Melhor Pintor Nacional na 12ª Bienal de São Paulo. Além de Siron, o Cerrado Galeria leva também as obras de Adriana Vignoli, Almicar de Castro, Estêvão Parreiras, José Bento, Manuela Costa Silva, Matias Mesquita, Raylton Parga e Thalles Lopes.
Sp- Arte
Criada há 20 anos, a SP-Arte reúne galerias de arte e design, editoras, revistas, museus e instituições todos os anos, apresentando mais de 5 mil obras e 2 mil artistas do Brasil e do mundo a cada edição. Durante o evento, colecionadores, profissionais e apreciadores de arte têm acesso a obras de arte dos expositores e podem participar de bate-papos sobre arte, lançamentos de livros, audioguias e ações de formação.
O evento desempenha um papel importante no crescimento e na divulgação do mercado artístico nacional, impulsionando também a internacionalização da arte brasileira. A edição de 2024 terá início com uma programação voltada somente para convidados no dia 03 de abril. Nos demais dias, a feira recebe o público em geral, sendo que o funcionamento em 04 e 05 de abril vai das 13 às 20 horas e, em 06 e 07 de abril, é das 11 às 19 horas.