Beco da Codorna será revitalizado

Objetivo é criar roteiro de turismo no Centro de Goiânia, que passa por processo de revitalização
Beco da codorna será revitalizado com o objetivo de ser reconhecido - (Foto: Site Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia)
Beco da codorna será revitalizado com o objetivo de ser reconhecido – (Foto: Site Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia)

Durante visita nesse sábado (11), O prefeito Rogério Cruz anunciou projeto para revitalizar o Beco da Codorna, museu de arte urbana a céu aberto, localizado na Avenida Anhanguera, entre a Rua 9 e a Avenida Tocantins. 

A ação faz parte do programa de revitalização da região central da capital, que inclui isenção ou redução no IPTU para novas residências e estabelecimentos comerciais. Além de uma nova iluminação, que valorizará a arte nas paredes do museu a céu aberto, além de garantir maior segurança para os frequentadores. O asfalto do local será renovado, e a entrada da atração também passará por alterações.

Rogério Cruz, afirma que “Queremos aplicar o conceito de morar, trabalhar e se divertir no Centro de Goiânia. Vamos fazer uma grande recuperação no Beco da Codorna. Aqui temos belos painéis de arte urbana, feitos por artistas da nossa cidade. Objetivo é fazer com que a arte do Beco da Codorna seja conhecida em todo mundo”.

Rogério Cruz conversou com o presidente da Associação dos Grafiteiros de Goiás, Eduardo Aiog, que contou um pouco da história do museu de arte urbana. A ideia surgiu por parte de alunos de Publicidade e Propaganda e foi abraçada pelos artistas goianos, principalmente os grafiteiros. A partir de então, a viela recebeu shows, arraiás e diversos eventos culturais.

As interferências que buscam reavivar o Centro da Capital estão previstas dentro do Código Tributário Municipal, aprovado em 2021. O incentivo busca revigorar a região que é um dos maiores acervos de Art Déco do mundo.

Entre as ações estão isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelo período de cinco anos após a certidão de conclusão da obra para aquisição de imóveis em prédios novos; redução de 70% no Imposto Territorial Urbano (ITU) para estacionamentos localizados no Centro; isenção de IPTU por até dois anos para empresários que aderirem ao programa de ordenação dos engenhos de publicidade, e isenção de 30% do IPTU para imóveis classificados como bens culturais.

Deixe um comentário