Bailarinos goianos são selecionados para o Prix de Lausanne, considerado o “Oscar” do balé mundial

Alunos do Basileu França garantiram duas das três vagas diretas reservadas à América Latina na premiação
Bailarinos goianos
Na foto, Yasmin Sabag, finalista da seletiva de 2023 da América Latina (Foto: Reprodução/ Instagram)

Nesta quarta-feira (3) o balé nacional celebra a classificação de dois bailarinos goianos, alunos do Basileu França, no Prix de Lausanne, evento que é considerado o “Oscar” do balé mundial. Duas das três vagas diretas disponíveis foram para a América Latina na pré-seleção do evento, que é previsto para ocorrer de 2 a 9 de fevereiro de 2025, na Suíça. Os jovens Marcus Santos e Martina Tolaba, ambos com 15 anos, serão os representantes de Goiás na premiação.

E não pense que para por aí. Outros nomes do balé goiano, como Antônia Manrique e Valentina Toscani, de 17 anos, avançaram para a final da seleção e terão seus vídeos revisados pelo Júri de Seleção do Prix de Lausanne no final de outubro, podendo também garantir vagas. Além delas, outras cinco bailarinas, sendo quatro brasileiras e uma argentina, competem para a seleção final.

O Basileu França tornou-se referência mundial no balé. Em fevereiro deste ano, João Pedro dos Santos Silva, aluno da escola, conquistou o 1º lugar na edição 2024. Com apenas 15 anos, ele foi o único brasileiro na final da competição. Além de vencer, ele também foi o mais votado pelo público entre os 20 finalistas de 12 países diferentes, levando o Prêmio Melhor do Público.

Deixe um comentário


Confira também