Artista goiana Selma Parreira inaugura exposição inédita na Cerrado Galeria

Mostra "Mar de Incertezas" apresenta 20 obras da artista goiana a partir de 22 de junho
Selma Parreira Cerrado Galeria
Artista Selma Parreira (Foto: Jhony Aguiar)

“Mar de Incertezas”, mostra inédita da artista goiana Selma Parreira, composta por pinturas, uma instalação e objetos em cerâmica, será inaugurada na Cerrado Galeria, em Goiânia, no dia 22 de junho. Programado para ocorrer das 10 às 14 horas, o evento de inauguração será aberto ao público, com entrada gratuita. A curadoria é assinada por Rodrigo de Almeida Cruz, professor de História da Arte na Universidade de Brasília (UnB).

A exposição contará com cerca de 20 obras dispostas nos três ambientes da galeria (térreo, mezanino e jardim) de maneira conceitual, ou seja, sem separação por linha cronológica ou temática. A mostra, que ficará em cartaz até o dia 19 de agosto, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas, também com entrada franca. A diretora da Cerrado Galeria em Goiânia, Júlia Mazzutti, destaca que os trabalhos expostos demonstram o vasto repertório de produção da artista.

“As obras no térreo e a instalação no jardim são inéditas, enquanto as peças no mezanino são de uma produção anterior, mas existe um diálogo eminente entre todas elas. Destaca-se um conjunto de obras feitas em cerâmica, que ficarão no térreo e chamam bastante atenção pela técnica e temática”, ressalta a diretora. Além disso, essa será a primeira vez que um artista ocupará a piscina da galeria com uma obra, o que também deve cativar o público, segundo Júlia Mazzutti.

A artista, que tem mais de 45 anos de carreira, explica o significado por trás das obras expostas, criadas a partir de 2020. “Por meio das peças, abordo reflexões e inquietações sobre uma metafórica viagem num mar amplo e nebuloso, sendo o meu próprio corpo a embarcação. Ao sentir-me desamparada e incapaz frente às tormentas dessa travessia, posso me apegar a uma pessoa ou objeto, com a crença de que isso poderia me salvar, mas a mera sobrevivência já representa um triunfo”, detalha Selma Parreira.

Relevância nacional

Selma Parreira Cerrado Galeria
Obra da artista Selma Parreira (Foto: Divulgação Cerrado Galeria)

A diretora da Cerrado Galeria em Goiânia descreve Selma Parreira como uma “artista extremamente relevante no contexto das artes visuais no Brasil, com um extenso e reconhecido trabalho em ensino e prática da pintura”. Júlia Mazzutti destaca características da produção da artista que reforçam sua forte relevância para o programa da galeria. “O uso equilibrado e coeso das cores, as proporções de forma e as referências a elementos da cultura visual regional, com foco em Anápolis, Goiânia e Goiás Velho, chamam a atenção”, salienta.

Natural de Buriti Alegre (GO), Selma Parreira reside em Goiânia e trabalha com pintura, fotografia, instalações e intervenções urbanas. Ela cursou Desenho e Plástica na Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1979 e se especializou em Gravura no México em 1980. Também é mestra em Cultura Visual e Arte pela UFG e professora da Faculdade de Artes Visuais da UFG desde 1993, já tendo lecionado para Estêvão Parreiras e Manuela Costa Silva, que são outros artistas representados pela Cerrado Galeria.

Selma Parreira já realizou mostras individuais e coletivas em estados como Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará e Bahia, além da Argentina. Ela recebeu várias premiações, entre elas o Prêmio Jaburu de 2011, como destaque de Artes Visuais pelo Conselho Estadual de Cultura do Estado de Goiás, e o prêmio de Projeto Arte e Patrimônio pelo Ministério da Cultura em 2009. Além disso, possui dois prêmios de pintura, sendo um da Bienal de Goiás em 1993 e o outro do III Salão Brasileiro de Arte Brasil-Japão em 1983.

Selma Parreira Cerrado Galeria
Obra da artista Selma Parreira (Foto: Divulgação Cerrado Galeria)

Serviço: Exposição “Mar de Incertezas” da artista Selma Parreira

Data de abertura: 22 de junho (sábado)
Duração da mostra: até 19 de agosto
Horário: das 10 às 19 horas (segunda a sexta-feira) e das 10 às 13 horas (sábados)
Local: Cerrado Galeria (Rua 84, nº 61 – Setor Sul, Goiânia)
Entrada gratuita

Deixe um comentário