A 9ª edição do DIGO, Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, está com inscrições abertas para filmes até 1º de maio, através do site do evento. Este ano, o eveneto adota o tema “Eu Digo amor é amor”, abordando a descredibilização das narrativas românticas LGBTQIA +. O festival ocorrerá de 12 a 19 de julho em vários espaços de Goiânia.
Além de destacar a diversidade, o festival promove a inclusão de produções de países vizinhos e oferece premiações aos vencedores. Cristiano Souza destaca: “Além das mostras competitivas de filmes internacionais, nacionais e goianos, estaremos orgulhosamente recebendo mostras de festivais LGBTI+ da Argentina, Peru e Colômbia. Este ano, o DIGO não apenas oferecerá troféus como também premiará financeiramente diversas categorias.”
Além das exibições, a 9ª edição contará com mesas de discussões e atividades integradas às artes, incluindo música, teatro, dança e literatura, com o objetivo de promover a diversidade, inovação e amor sem preconceitos em um espaço seguro para networking.
“Estamos preparando muitas novidades emocionantes para o público, incluindo o lançamento do Prêmio DIGO Literário, uma oficina literária interessante, podcast ao vivo, além de um encontro de festivais de cinema da América Latina. Teremos também ensaios acadêmicos, espetáculos de teatro inéditos e muito mais. A partir desse movimento, esperamos gerar ações importantes que coloquem Goiás no mapa como um espaço vital e influente para a diversidade. Será transformador como sempre”, explica o diretor do evento.
O festival está em busca de filmes, incluindo curtas de até 25 minutos e longas-metragens realizados a partir de 2023, que abordem a diversidade sexual e de gênero. Os filmes inscritos não devem estar disponíveis na internet. Os interessados podem se inscrever até 1º de maio, no site do festival.