Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

21ª edição da Goiânia Mostra Curtas aborda o tema “Rasteiras Imaginárias”

Além dos filmes exibidos, programação inclui debate com convidados renomados no cenário audiovisual brasileiro. Festival começa no dia 5 e segue até 10 de julho de 2022, no formato online
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Reprodução/Instagram @goianiamostracurtas)

A 21ª edição da Goiânia Mostra Curtas apresenta a tradicional Curta Mostra Especial, em 2022 com o tema “Rasteiras Imaginárias”. De forma gratuita, o festival, este ano, ocorre de 5 a 10 de julho, no formato online. A lista e informações de filmes, assim como das outras mostras já divulgadas, estão disponíveis em goianiamostracurtas.com.br. Serão exibidos 13 filmes produzidos entre 2009 e 2022, que apresentam atmosferas distintas, dimensões técnicas, afetivas, éticas e estéticas entre casa e rua, sonho e memória.

Este ano, a GMC terá três mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Goiás e Animação. Além dessas, terá outras duas sem caráter competitivo: a 20ª Mostrinha, com curtas voltados ao público infanto-juvenil; e a Curta Mostra Especial, que a cada edição aborda temáticas relevantes do cotidiano para promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto escolhido.

Cada programa apresenta filmes que serão exibidos por meio da plataforma digital InnSaei.TV. No primeiro programa da Mostra Especial “Incensar o mundo”, é parte de um desejo nutrido entre fabulações, encontros e deboche, chegando a outros choques que revestem o imaginário em experiências, territórios e subjetividades. Já o segundo programa “(no) sampler dos gestos íntimos” traz uma intimidade, ora supressão na história, ora rasura e minúcia como linguagem do corpo negro.

“Drible, poesia e movimento” será o tema do debate da Curta Mostra Especial, o momento será mediado pelas curadoras Talita Arruda e Melina Bomfim e acontece no dia 9 de julho, às 17h, e será transmitido pelo canal do Icumam no YouTube. Irá abordar questões como dúvidas, riscos e inseguranças que trazem os cinemas negros contemporâneos; quando vulnerabilidades de criança são substituídas pelas da vida adulta; e como fugir das romantizações e atentar ao rapto das imaginações.

Para a diretora geral e produtora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, a Curta Mostra Especial é sempre desafiadora. “Buscamos a cada ano trazer algo que promova a reflexão em quem assiste a cada filme e que participa do debate que trazemos em seguida”, ressalta.