Coloque a roupa xadrez que ele está de volta! O 20° Grande Arraial de Goiânia está programado para acontecer nos dias 30 de junho e 01 e 02 de julho, na Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador, localizada no Setor Central da capital. A promoção é da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A organização prevê barraquinhas com comidas típicas e apresentação de aproximadamente 20 grupos profissionais de quadrilhas do Estado de Goiás.
Aos que apreciam uma boa festa junina, os portões serão abertos às 19h. A expectativa da organização é de que mais de 15 mil moradores compareçam à festa, que tem entrada gratuita. O Grande Arraial de Goiânia é tradição desde 2002. Ficou um ano paralisado devido às consequências provocadas pela pandemia de Covid-19. O vencedor das duas etapas estaduais representará o Estado no concurso nacional, com datas e locais a serem confirmados.
O já tradicional Grande Arraial de Goiânia tem como objetivo valorizar e incentivar os grupos de quadrilheiros que têm uma verdadeira e admirável paixão pela festa junina. E, neste ano, o evento vai contar com um incremento, que será a ampliação da estrutura com mais arquibancada, aumento no número de barraquinhas de comidas típicas, além do espaço para apresentação, que também será ampliado.
De acordo com a organização da festa junina, “a segurança será reforçada e a estrutura, como banheiros, será qualificada, pois os grupos e os participantes que vão para se divertir precisam e merecem todo conforto, e essa tem sido a maior preocupação na realização dos eventos da cultura”.
A Secult informa que se preocupa com o conforto durante o evento e priorizou a democratização e a qualidade da ação. A pasta espera por uma grande festa, “em um ambiente saudável, feliz, ideal para famílias, crianças e idosos”. Segundo a pasta, “todos estão convidados para participar e curtir um fim de semana com aquela boa energia junina, em Goiânia”.
Marcos Vinícius Nunes das Neves, integrante do grupo Instituto Viva o Cerrado Goiano, quadrilheiro e produtor cultural comemora a chegada de mais um período junino e ressalta que o Arraial promovido pela Prefeitura de Goiânia é um dos maiores eventos juninos do Estado de Goiás. “É um momento em que as quadrilhas se encontram para festejar, apresentar espetáculos de danças juninas e curtir a melhor época do ano”, diz o quadrilheiro. Ele torce por uma festa regada a alegria e amor para celebrar a tradição junina, que é um dos maiores movimentos culturais do país.
Quem também está ansiosa e aguarda o Grande Arraial de Goiânia é a rainha da quadrilha Junina Grupo Viva, Ferdinanda Monteiro. Para ela, as quadrilhas têm o importante papel de levar força, determinação, alegria e amor por onde passam. “Nosso grupo, com seus 48 anos de existência, trará o tema Recomeçar Tradição é Viver Passado, Presente e Futuro. Na temática, iremos trabalhar a respeito da importância do recomeço em nossas vidas não só na dança, mas em tudo o que fazemos”, informa.
Ferdinanda conta ainda que nada é impossível quando se quer alcançar um objetivo. “Iremos também retratar um pouco da história da quadrilha nas coreografias, relembrando algumas que o grupo já executou e mostrar que tudo pode ter um recomeço, basta querer e fazer o melhor por isso”, finaliza.