17º Festival Italiano de Nova Veneza será lançado na próxima quinta-feira (25), em Goiânia

Evento acontece entre os dias 1º e 4 de junho com demonstrações da gastronomia e cultura italiana
Festival Italiano de Nova Veneza
Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de SC (Foto: Divulgação)

O tradicional Festival Italiano de Nova Veneza atrai diversas pessoas para o município goiano. Em 2023, o evento chega à sua 17ª edição, que será lançada na próxima quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em Goiânia.

Durante a ocasião, a organização anunciará a programação oficial e oferecerá amostras da gastronomia e cultura italiana para o público presente.

A comemoração, que já faz parte dos costumes da população goiana, movimenta bastante a cidade durante sua realização. Nova Veneza é conhecida por possuir a maior concentração de descendentes italianos no Centro-Oeste e, por conta da festividade, deve receber mais de 120 mil pessoas.

Neste ano, o festival ocorre entre os dias 1º e 4 de junho. Serão cerca de 30 estandes, com oferta de diferentes tipos de massa, como macarrão, lasanha, nhoque e polenta frita. Além disso, a programação cultural é extensa, com shows de tenores, danças típicas, baile de máscaras, entre outros.

Valdemar Batista Costa, prefeito do município que fica a 30 quilômetros de Goiânia, afirma que não somente os moradores descendentes de italiano abraçam a ideia do tradicional evento. Segundo o político, toda a população da cidade se diverte.

A Prefeitura de Nova Veneza está com a expectativa de que haja recorde de público na edição deste ano.  “Em todo lugar que eu vou, o pessoal já pergunta a data, como vai ser o festival, todo mundo animado para mais uma edição”, disse o prefeito.

Para além da questão cultural, o Festival Italiano de Nova Veneza impacta na renda dos moradores. Durante sua realização, os habitantes do município conseguem trabalhar de forma direta ou indireta. Segundo a administração pública, 1 a cada 3 moradores trabalham neste período e chegam a faturar o 14º salário.

Deixe um comentário