Renault 5 E-Tech elétrico: ícone pop elétrico

Marca lança ícone pop para popularizar a mobilidade elétrica na Europa. Preço que começa em 25 mil euros, aproximadamente a R$ 135 mil na Europa
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Fotos: Renault

Carro específico – vanguardista, versátil e econômico – o Renault 5 poderia acompanhar em seu tempo milhões de famílias para enfrentar os desafios de sua época: a crise do petróleo, as mudanças nos usos ou ainda a chegada de um segundo carro no domicílio. Fiel a este legado de grande modernidade para a época, o Renault 5 E-Tech elétrico responde com ousadia aos desafios societais e ambientais atuais, com frugalidade, sustentabilidade e uma pegada de carbono reduzida.

Com um design apaixonante, uma experiência ao mesmo tempo divertida e fácil fornecida pela tecnologia elétrica e digital, produção local, responsável e circular… ele conta com todos os diferenciais para se tornar o urbano compacto de referência na transição elétrica.

“Alguns produtos são mágicos. Não precisamos fazer discussões intermináveis; todo mundo concorda sobre o que precisa ser feito. Não há inércia. Quando as equipes fazem uma releitura de um carro que deixou tão boas memórias, há muito amor envolvido. Isso é bom sinal e o cliente percebe e confirma este amor no carro”. Luca de Meo, CEO do Grupo Renault Citação extraída de “Renault R5, uma história incrível”

Um carro de nova geração nascido do plano Renaulution

O Renault 5 E-Tech elétrico não é um carro qualquer. Para o Grupo Renault, ele representa a estratégia de recuperação, o plano estratégico Renaulution, assim como sua renovação industrial e a revolução elétrica de sua marca icônica.

Fruto de processos de trabalho inéditos, o modelo de série conseguiu manter todo o lado sedutor e charmoso do show car. Ele foi desenvolvido em apenas três anos, em comparação com os quatro anos normalmente necessários. Recheado de recursos de tecnologia elétrica e digital, ele é produzido na França mas é competitivo em termos de custos, com um preço de entrada de aproximadamente 25.000 euros.

Para chegar a este resultado no segmento dos compactos urbanos acessíveis, foi necessária uma mobilização excepcional de todo o know-how do Grupo, principalmente das empresas Renault, Ampere (uma unidade de negócios do Grupo Renault especializada em veículos elétricos e de software) e Mobilize .

renaultEsta mobilização se baseia em uma nova organização do grupo, cujas diversas áreas de atuação especializadas permitem que a empresa se concentre na busca de agilidade, inovação e eficiência, para enfrentar as alterações tecnológicas do setor. Por exemplo, a Ampere contribuiu com uma clara vantagem competitiva para a Renault, graças ao rápido desenvolvimento de uma plataforma inédita dedicada aos veículos compactos elétricos e à força de seu ecossistema industrial na Europa. Isso permitiu que a Renault desenvolvesse uma nova gama de veículos elétricos atrativos, agora protagonizada pelo Renault 5 E-Tech elétrico.

“O Renault 5 E-Tech elétrico é muito mais que um carro! Ele chega na hora da grande mudança de milhões de europeus para a mobilidade elétrica, conectada e sustentável. Ele também avançou a transformação do Grupo Renault como montadora de automóveis de nova geração. Para este desenvolvimento em três anos, na França, com este nível de qualidade tecnológica e elétrica, todas as nossas decisões tinham que ser disruptivas e a nossa organização tinha que ser a mais ágil possível.

Somos os primeiros a optar por uma plataforma 100% elétrica para um carro compacto na Europa, otimizar os custos em toda a cadeia de valor, relocalizar nosso ecossistema industrial… Apenas um carro icônico poderia fazer isso e também unir as equipes em torno de uma meta de superação. Para enfrentar as mutações que nossa indústria está atravessando, este carro abre um novo caminho para a Renault. Ele está no coração de uma batalha para reinventar a indústria europeia para enfrentar a concorrência que chega de leste a oeste. Com ele, comprovamos que é possível produzir na Europa e na França!” Luca de Meo, CEO do Grupo Renault

Design único e emocional

Quando o Renault 5 nasceu, em 1972, ele marcou sua época com seu design moderno e não conformista, com para-choques de plástico, seis cores chamativas e faróis que conferiam um ar malicioso, quase humano. Graças ao seu posicionamento em linha com os progressos da sociedade, ele conquistou imediatamente os franceses, principalmente as mulheres e jovens, uma clientela nova para a época. Ele encarnou a chegada de novos ares, símbolo de liberdade e alegria de viver.

Como fazer reviver este ícone com uma popularidade popular? Como fazer dele um novo objeto de desejo para aqueles que conheceram a epopeia do Renault 5 original, assim como para as novas gerações cujas expectativas mudaram, em um mundo que está vivendo uma transição elétrica e digital? Quais valores deveriam guiar este renascimento? Várias questões nortearam o trabalho das equipes, desde a aparência visual até o desenvolvimento do projeto e lançamento no mercado deste novo Renault 5 do século 21.

A equipe de Design tinha muitos elementos para se inspirar, pautando seu trabalho em uma abordagem profundamente emocional, chamada de “retrofuturismo”. Cores pop, faróis com ar malicioso, lanternas traseiras verticais, para-lamas esculpidas, adorno colorido no teto, grau de aeração no capô, etc.: o Renault 5 E-Tech elétrico multiplica as referências ao seu esperto irmão mais velho. A ideia era se basear em muitos detalhes arraigados no imaginário coletivo com uma reinterpretação elétrica do século 21.

O grau de aeração do capô do modelo original foi reinventado para ser compatível com seu tempo. Ela foi substituída por um indicador de recarga que forma um emblemático número 5. Ele se acende quando o condutor se aproxima do veículo, em uma interação de cumplicidade entre o homem e a máquina. Outro exemplo de interface humanizada: a sequência de boas-vindas é recheada de referências, com destaque para os faróis de LED em forma de pupila. Os recursos aerodinâmicos – ausentes no Renault 5 original, mas atualmente necessários para melhorar a eficiência do veículo – ficam invisíveis, como os vidros que recuperam as lanternas traseiras para melhorar o fluxo de ar.

“Nós reutilizamos ingredientes de nossa memória coletiva, que foram traduzidos para uma releitura bastante contemporânea na criação do R5 do amanhã. Nossa intenção não é fazer com que o Renault 5 E-Tech Elétrico seja nostálgico ou vintage. Queremos despertar a emoção e criar um carro vibrante, pop e cheio de energia”. Gilles Vidal, Diretor de Design, Renault & Ampere

A emoção despertada pelo design externo se repete do lado de dentro. A sensação de boas-vindas do condutor foi especialmente trabalhada. O Renault 5 E-Tech elétrico conta com uma grande tela multimídia touchscreen de 10,1”, que oferece uma interface pop e fluida, com uma sequência de boas-vindas gráficas e sonoras criada em parceria com o instituto IRCAM e Jean-Michel Jarre. Este artista, compositor e autor, pioneiro da música eletrônica e apaixonado pela tecnologia, também desenvolveu os ambientes sonoros para o interior da cabine e o VSP (Sons do Veículo para Pedestres), os filhos externos emitidos pelo veículo elétrico para alertar os pedestres quando em rodagem em velocidade inferior a 30 km/h,.

Plataforma elétrica de nova geração, única na Europa

Para criar no veículo de série toda a sedução do show car apresentado em janeiro de 2021, as equipes de design, engenharia e produto trabalharam juntas em tempo, seguindo um processo invertido chamado de “from sketch to street” (do desenho para as ruas) . Normalmente o design do veículo é definido pela plataforma na qual será baseado, mas desta vez os engenheiros tiveram que imaginar uma plataforma que correspondia à paixão de Luca de Meo: uma maquete em resina imaginada pela área de Design Avançado. O Renault 5 E-Tech elétrico é o primeiro veículo totalmente concebido com base na nova plataforma AmpR Small da Ampere, dedicado aos veículos elétricos do segmento B.

Isso faz dele um veículo único no mercado, permitindo que ele se beneficie de vantagens competitivas marcantes: piso plano, entre eixos mais longos (2,54 m), habitabilidade e volume do porta-malas (326 litros) otimizados, centro de gravidade mais baixo, peso menor (menos de 1.500 quilos), etc. realizar várias economias de escala sem fazer concessões em relação aos componentes elétricos e às tecnologias úteis para os clientes. Esta abordagem disruptiva e iniciada na empresa também permitiu reduzir o tempo de desenvolvimento por apenas três anos.

O Renault 5 E-Tech elétrico está estreando um novo carregador bidirecional CA compatível com as tecnologias V2L (do veículo para carregamento de dispositivos elétricos) e V2G (do veículo para a rede). Este sistema precursor deve se popularizar e permitir que o veículo assuma um protagonismo no ecossistema energético por meio dos serviços da Mobilize, devolvendo eletricidade descarbonizada para a rede. Graças a este sistema, o usuário se beneficia de economias significativas em sua conta de eletricidade.

Embaixo do capô, o propulsor do Renault 5 E-Tech 100% elétrico é mais compacto do que o do Megane E-Tech elétrico e do Scenic E-Tech elétrico, do qual é derivado. Ele se mantém fiel à tecnologia preferida da Renault: motor síncrono com rotor bobinado. Sem imposições permanentes, ele não utiliza terras raras e diminui assim seu impacto ambiental. Em termos de durabilidade, este motor beneficia da experiência dos seus precursores e será comercializado em três níveis de potência: 110, 90 ou 70 kW.

Prazer de direção excepcional para incentivo à mobilidade elétrica

Extremamente versátil, o Renault 5 E-Tech elétrico se destaca na cidade, mas também sabe pegar a estrada, com seu carregador CA 11 kW, o carregador CC de 80 ou 100 kW, além da bateria de 52 kWh, que dá a ele uma autonomia de até 400 km WLTP. Aspecto bem raro neste segmento de compactos urbanos elétricos, ele é até mesmo capaz de tracionar um reboque, com capacidade para rebocar até 500 kg.

Ele oferece o melhor nível de agilidade graças à suspensão suspensa otimizada e um diâmetro de giro restrito. A suspensão traseira multilink – trazida dos segmentos superiores – garante níveis inéditos de aderência ao solo e condução dinâmica, neste segmento. Tudo isso para um prazer de dirigir incrível, sem descobrir o conforto.

Esses diferenciais demonstram a excelência do Grupo Renault em matéria de desenvolvimento e produção de veículos elétricos compactos, leves, competitivos e feitos para cair no gosto dos consumidores, características indispensáveis ​​para alavancar a transição elétrica no mercado automotivo.

Experiência potencializada por tecnologias com valor agregado do ponto de vista humano

O Renault 5 E-Tech elétrico é um carro tecnológico repleto de inovações de ponta. Mas elas são sempre aplicadas de forma inteligente, oferecendo uma experiência a bordo inédita, que melhora concretamente o conforto e a segurança do condutor e dos passageiros. Esta abordagem de popularizar inovações úteis faz parte do DNA dos “carros para viver” da Renault, que sempre buscará levar o melhor da tecnologia ao alcance de todos.

Para refletir esta estratégia, o Renault 5 E-Tech elétrico é:

Conectado

O Renault 5 E-Tech elétrico é equipado com a última geração do sistema OpenR Link com Google integrado, complementado por mais de 50 aplicativos e serviços práticos, como a integração dos eletropostos disponíveis no itinerário programado.

Intuitivo e amigável

Além dos serviços conectados do Google, o Renault 5 E-Tech elétrico estreia o Reno, o avatar oficial da Renault. Este verdadeiro companheiro de estrada, inteligente e prestativo, foi desenvolvido pela Renault para facilitar e melhorar a experiência de seus clientes em carro elétrico e torná-la mais intuitiva. O avatar Reno tem uma verdadeira personalidade e responde às perguntas e aos comandos dos usuários (por exemplo: “Oi Reno, programe uma recarga para amanhã às 8h” ou “Oi Reno, como faço para otimizar a autonomia?”), dando ao veículo uma assinatura relacional bastante amigável.

Confortável

O conforto acústico é otimizado pelo sistema de som patenteado chamado de casulo inteligente ( smart cocoon ) e um para-brisa acústico, tracionado do segmento superior. Já o conforto térmico é garantido pela bomba de calor que ajuda a economizar ao máximo a energia da bateria.

Seguro

Com um alto nível de segurança, O Renault 5 E-Tech integra dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS) transportados do segmento superior, como o regulador de velocidade adaptativa inteligente, que antecipa o contexto do trajeto, além da delegação da condução de nível 2 com o Active Driver Assist. Mas também tecnologias inovadoras para simplificar a atuação das equipes de resgate em caso de acidente ( Fireman Access , Pyroswitch e QRescue ). Já o novo sistema de frenagem dinâmica reduz pela metade o tempo de ocorrência da frenagem automática. Por fim, o Safety Coach acompanha o condutor para reduzir os riscos de acidentes.

Simples

O Renault 5 E-Tech elétrico faz com que a recarga seja mais fácil e inteligente, graças a vários serviços do ecossistema Mobilize: Mobilize Power Solutions , permitindo encomendar na rede de instalações Renault uma solução de recarga residencial; Smart Charge , para uma recarga residencial inteligente e com menor custo e Charge Pass , para ter acesso a mais de 600.000 eletropostos públicos em 25 países da Europa, utilizando apenas um cartão. Tudo isso no modo “handsfree”, em vários eletropostos compatíveis com a rede de eletropostos CC, onde basta conectar o Renault 5 E-Tech elétrico para dar início à recarga e iniciar a cobrança em ambiente seguro, sem usar cartão ou senha, graças à função Conecte e carregue .

Desenvolvido de forma sustentável em uma espécie de grande “vale da eletricidade” na Europa

Engajado, o Grupo Renault tomou a decisão de produzir o Renault 5 E-Tech elétrico na França – inclusive a bateria, a partir do segundo semestre de 2025. Assim, todos os veículos e baterias serão montados na planta de Douai, que foi um dos locais de produção do Renault 5 original. Já o motor (sistema de propulsão, redutor, eletrônico de potência) será produzido em Cléon e os módulos serão produzidos na Gigafactory de Douai (parceria com a Envision AESC) a partir do segundo semestre de 2025. Até 2030, a pegada de carbono dos módulos terão uma redução de 35% em comparação com o ZOE.

O Renault 5 E-Tech elétrico será produzido no Norte da França, em ciclo curto por meio de um ecossistema compacto de fornecedores localizado em um raio de 300 km em torno do polo ElectriCity. Este compromisso com uma produção local e competitiva consagra o desenvolvimento de um verdadeiro “vale elétrico” na Europa, em um polo especializado na cadeia de valor dos veículos elétricos, contribuindo para garantir recursos e reduzir a pegada ambiental.

Sempre à frente de seu tempo, o Renault 5 foi o primeiro carro a superar o nível simbólico de economia de combustível de 5 litros/100 km a 90 km/h… e já existia até uma versão elétrica, em 1974, com 110 km de autonomia! Ele também marcou o início do ecodesign, com um teto original feito de fibras naturais coladas, que permitiu melhorar o isolamento acústico e o conforto da cabine, bem como o design e o consumo de combustível. Visionário até o fim da produção, ele lançou um último desafio em 1986, ao se aventurar na economia circular com o recondicionamento dos Renault 5 usados.

Este espírito de vanguarda está presente em toda a cadeia de valor do Renault 5 E-Tech elétrico. Contando com a expertise da The Future is NEUTRAL, uma unidade de negócios do Grupo Renault especializada em economia circular, o Renault 5 E-Tech elétrico chegará a ter um nível global de 85% de reciclabilidade, com 19,4% de materiais reciclados ( norma ISO14021) e 26,6% de materiais provenientes da economia circular, sendo 41 kg de polímeros reciclados. Os tecidos dos bancos também serão produzidos com material 100% reciclado, nos acabamentos Techno e Iconic Cinq. Os revestimentos também incluem biomateriais no volante e na parte de isolamento interno.

O Renault 5 E-Tech elétrico conta com todos os diferenciais para marcar sua época

O Renault 5 E-Tech elétrico é um compacto urbano elétrico engenhoso, conectado, competitivo e “Made in France / Made in Europe”. Assim como seu irmão mais velho soube fazer na sua época, ele foi feito para ser uma escolha do coração, dando uma resposta engajada e divertida para os desafios tecnológicos, sociais e ambientais da mobilidade de hoje. A comercialização do modelo já começa em setembro de 2024.

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