A McLaren revela hoje o novo Artura Spider, seu primeiro conversível com trem de força híbrido de alto desempenho e o segundo modelo Artura. O novo Spider é apresentado com melhorias significativas em termos de potência, desempenho e envolvimento do condutor, que se combinam com os prazeres sensoriais da condução descapotável para acrescentar uma nova dimensão notável ao Artura.
Elevando ainda mais o desempenho do supercarro de próxima geração do Artura, as melhorias projetadas para o Spider também foram incorporadas ao cupê Artura, com um novo modelo introduzido simultaneamente. Tanto o novo Spider como o novo coupé proporcionam os mais elevados níveis de desempenho dinâmico – até e incluindo uma excelente capacidade em circuito – além de satisfazerem os requisitos de condução regular e oferecerem uma condução elétrica quase silenciosa, tão benéfica em ambientes urbanos.
O novo Artura Spider foi projetado e desenvolvido para objetivos ambiciosos em todos os níveis, com foco particular no envolvimento do motorista, desempenho, agilidade, refinamento, eficiência e qualidade. A atração adicional de uma capota rígida retrátil que opera eletricamente em apenas 11 segundos para proporcionar uma experiência totalmente conversível garante uma alegria inebriante de supercarro.
O novo Artura Spider e o novo Artura cupê – ambos designados como ano modelo 2025 (“MY25”) – estão disponíveis para encomenda agora, com primeiras entregas a partir de meados do ano, dependendo da região.
“O novo Artura é absolutamente o supercarro completo da próxima geração, qualquer que seja o modelo que você escolher. Atualizámos o grupo motopropulsor e os sistemas de chassis para proporcionar mais potência, desempenho mais dinâmico e níveis ainda mais elevados de ligação com o condutor – sem qualquer compromisso na condução diária. E agora, juntamente com o novo cupê Artura, temos o Artura Spider, um novo conversível que tem todas essas melhorias e traz outra dimensão da alegria dos supercarros McLaren ao ar livre à nossa linha.” Michael Leiters, CEO, McLaren Automotive
O foco incansável da McLaren em sua filosofia de engenharia superleve é fundamental para oferecer as vantagens que permitem a entrega de características dinâmicas e desempenho excepcionais – com envolvimento do motorista correspondente – exigidos de todos os seus carros.
O novo Artura Spider tem um peso seco mais leve de apenas 1.457 kg, com peso total (DIN) de apenas 1.560 kg – apenas 62 kg a mais que o Artura cupê. Estes números posicionam o novo Spider como facilmente o mais leve entre os conversíveis concorrentes, desfrutando de uma vantagem de até 83kg.
Mais importante ainda, em combinação com os 700 cv do trem de força híbrido de alto desempenho, isso proporciona uma relação potência-peso de 480 cv/tonelada com peso seco mais leve, o que posiciona perfeitamente o Artura Spider para otimizar todos os aspectos do alto desempenho do supercarro. incluindo a exploração completa do motor central e do layout do chassi com tração traseira.
A McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA) no coração do Artura fornece uma plataforma segura sem perda de rigidez quando o teto fixo é removido – a maior parte da diferença de 62 kg entre o Spider e o cupê é explicada pelo retrátil rígido operado eletricamente. Mecanismo superior (RHT).
Além do monocoque central de fibra de carbono, o MCLA incorpora estruturas de impacto de alumínio e uma estrutura traseira que abriga o trem de força híbrido. Uma arquitetura elétrica Ethernet inovadora também faz parte do MCLA, reduzindo o cabeamento em 25% e com esse peso proporcional. A arquitetura elétrica foi otimizada no processo de desenvolvimento do novo Spider para aumentar a capacidade de dados e velocidades de transferência.
O trem de força híbrido de alto desempenho da McLaren foi recalibrado, com 20 CV adicionais do motor de combustão V6* no MY25 Artura, aumentando a potência total para 700 CV. A potência adicional concentra-se desde as 4.000 rpm até ao limite máximo das 8.500 rpm, proporcionando um acentuado “crescendo” no desempenho. O valor máximo do torque permanece nos musculosos 720 Nm, com entrega otimizada por pequenas alterações no mapeamento eletrônico. Esta recalibração do motor também será disponibilizada gratuitamente aos proprietários existentes do Artura** através de seu revendedor McLaren.
O motor a gasolina de alumínio com cárter seco M630 de 3,0 litros, que agora atinge mais de 200 CV por litro, é extremamente compacto e leve – com apenas 160 kg, pesa 50 kg menos que um McLaren V8 e é significativamente mais curto, melhorando a eficiência do pacote. As dimensões são possíveis graças a um design de ângulo em V de 120 graus que também ajuda a um centro de gravidade baixo. O design do motor reduz as perdas de pressão através do sistema de escape, além de permitir uma cambota mais rígida e, por sua vez, um limite de rotação de 8.500 rpm. A natureza de rotação livre do motor V6 é apoiada pelos turboalimentadores duplos localizados dentro do ‘V quente’, posicionamento que lhes permite girar mais rapidamente, melhorando a resposta do acelerador.
A sonoridade do motor também foi melhorada, com um sistema de escape valvulado revisto que incorpora um ressonador sintonizado e uma forma cónica ascendente nas saídas de escape para refinar ainda mais a nota do motor nos pontos médios e superiores da gama de rotações. Isto proporciona um som mais “limpo” que envolve os ocupantes. Um sistema de escapamento esportivo opcional está disponível, oferecendo um tom geral aprimorado e mais claro e um envolvimento ainda maior do motorista por meio de um simulador de escapamento que canaliza ondas sonoras autênticas do tubo de escape para a cabine.
A resposta e a potência do V6 do Artura são complementadas por um motor elétrico de fluxo axial extremamente compacto. Localizado dentro da caixa do sino da transmissão, ele gera 95 CV e 225 Nm e possui uma densidade de potência por quilograma 33% maior que o sistema usado no icônico hipercarro McLaren P1™.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria composta por cinco módulos de íons de lítio, oferecendo uma capacidade de energia utilizável de 7,4 kWh e um alcance EV aumentado de 33 km (21 milhas). A bateria é resfriada por refrigerante usando trilhos de resfriamento, e o conjunto – incluindo uma unidade de distribuição de energia que transfere a energia da bateria da parte traseira do veículo para os acessórios na frente – é montado sobre um piso estrutural de fibra de carbono. Este conjunto é então aparafusado na base traseira do monocoque, otimizando a rigidez, a distribuição de peso e a proteção contra colisões.
No geral, os componentes híbridos compactos do Artura – incluindo a bateria de 88 kg e o motor elétrico de 15,4 kg – acrescentam apenas 130 kg ao peso total, uma conquista que é fundamental para que o novo Spider atinja os melhores valores de peso da sua classe.
A entrega instantânea de torque fornecida pelo motor E e os 605 CV do motor V6 biturbo proporcionam ao Artura uma resposta de aceleração e aceleração extremamente nítidas, seja em marcha ou através das marchas. Os números oficiais do Artura Spider de 0-100 km/h (0-62 mph) em 3,0 segundos, 0-200 km/h (0-124 mph) em 8,4 segundos e 0-300 km/h (0-186 mph) em 21,6 segundos destacam os níveis de desempenho de supercarro disponível, até uma velocidade máxima limitada a 330 km/h (205 mph).
Um sistema Launch Control para desempenho otimizado na pista é padrão, assim como um novo recurso ‘Spinning Wheel Pull-Away’. Ativado ao desativar o Controle Eletrônico de Estabilidade pressionando o botão ESC na bitácula do motorista, isso permite uma patinagem dramática ao acelerar a partir da imobilidade com uma grande carga de aceleração.
Os novos suportes do trem de força desenvolvidos para o MY25 Artura trazem benefícios claros às características dinâmicas. Os novos suportes são ajustados para melhorar o controle do trem de força dentro do chassi. Isto limita o movimento do grupo motopropulsor, especialmente quando está sob carga e, por sua vez, melhora a estabilidade, a sensação de direção e a agilidade geral do veículo, proporcionando uma condução mais precisa – e mais envolvente.
Além dos benefícios dinâmicos proporcionados pelos novos suportes do motor, o aumento da rigidez significa que o condutor está mais consciente do próprio grupo motopropulsor como parte integrante do envolvimento geral que experimenta, acrescentando maior teatro e emoção.
A suspensão traseira do Artura combina um braço superior superior com dois braços inferiores e um tirante na frente do centro da roda, para maximizar a estabilidade e a precisão do veículo e reduzir a subviragem nas curvas durante a aceleração. O conceito de suspensão traseira combina com uma versão personalizada do sistema Proactive Damping Control da McLaren – fornecido pelo Parceiro Oficial de Suspensão Inteligente, Monroe – que oferece suporte adicional a características excepcionais de direção e manuseio.
O passeio e o manuseio foram revisados para o MY25 Artura com válvulas de amortecimento revisadas, oferecendo maior capacidade de resposta. O desempenho das Unidades de Controle de Domínio (DCU) na arquitetura Ethernet também foi aprimorado, suportando taxas de resposta de amortecimento e manuseio e aumentando-as em até 90%, o que melhora a reação às ações do motorista e às mudanças na superfície da estrada.
Existem três modos de condução dinâmica, cada um activando níveis aumentados de controlo da carroçaria através do ajuste dos amortecedores. ‘Conforto’ é o modo padrão, com Sport e Track oferecendo configurações de mais suporte. O modo necessário é selecionado usando um dos dois controles oscilantes na parte superior da bitácula do instrumento.
O grau de intervenção do Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) também pode ser ajustado, de acordo com as preferências do condutor e as condições meteorológicas e da estrada. Operadas por um botão no controle do modo de manuseio, as configurações selecionáveis estão totalmente ativadas; ESC DYN, que permite mais liberdade e também dá a opção de ativar o Variable Drift Control; ou OFF, que elimina a intervenção eletrônica.
A precisão dinâmica é adicionalmente aprimorada pela tecnologia Pirelli Cyber TM Tire. Composto por hardware e software integrados aos sistemas eletrônicos do Artura e apresentando um sensor eletrônico dentro de cada pneu, o Pirelli Cyber TM Tire gera dados em tempo real que permitem aos motoristas ajustar os limites de pressão dos pneus, explorando totalmente o potencial dos pneus instalados. O Sistema de Cancelamento de Ruído da Pirelli (PNCS), que utiliza um dispositivo de absorção de som na parte interna da parede do pneu para reduzir vibração e ruído, também está presente.
O pneu P ZERO™ de série apresenta um padrão de piso assimétrico que melhora a travagem e melhora a manobrabilidade e o controlo numa vasta gama de condições de estrada, com particular destaque para o desempenho em tempo molhado. O pneu opcional P ZERO™ CORSA foi concebido para utilização tanto em estrada como em pista e apresenta compostos de corrida e padrões de piso únicos, alcançando níveis de aderência mais elevados, bem como travagem e tracção melhoradas. O pneu AP ZERO™ WINTER também está disponível.
O desempenho da frenagem também é excepcional. O MY25 Artura utiliza discos de cerâmica de carbono, pinças de alumínio leves aprimoradas e novos dutos de resfriamento de freio. O sistema de travagem funciona em combinação com a cinemática do eixo traseiro e as taxas de resposta revistas do motor e do amortecimento do veículo para proporcionar uma potência e estabilidade de travagem ainda melhores a alta velocidade, prolongando também a vida útil dos discos e das pastilhas em condições de condução em pista. Com a calibração revisada do ABS, as distâncias de frenagem do Spider e do novo cupê são de 31 m até a imobilidade a partir de 100 km/h (62 mph) e de 124 m melhoradas a partir de 200 km/h (124 mph).
A avançada transmissão de oito velocidades projetada especificamente para o trem de força híbrido de alto desempenho do Artura integra o motor elétrico, mas ainda é muito compacta; apesar de ter uma marcha extra em relação à transmissão de sete marchas nos veículos com motor V8 da McLaren, o comprimento do conjunto de marchas foi reduzido em 40 mm, auxiliado pelo uso de uma embreagem aninhada em vez de uma embreagem paralela.
A calibração da caixa de câmbio foi revisada para o MY25 Artura. A caixa de câmbio de oito marchas agora possui um novo recurso de pré-preenchimento que proporciona mudanças de marcha ainda mais rápidas, com velocidades de troca aumentadas em 25%. Isto é possível pressurizando o fluido hidráulico na caixa de velocidades até ao limite necessário para efetuar uma mudança (o ‘ponto de contacto’), de modo que quando o condutor seleciona uma mudança (ou é solicitada uma mudança automática), o tempo de mudança é minimizado.
A potência é transmitida às rodas traseiras através de um diferencial leve e compacto controlado eletronicamente (E-diff). Localizado dentro da transmissão, o E-diff fornece pré-carga diferencial variável para otimizar a estabilidade e a agilidade.
O Artura possui quatro modos de transmissão: Comfort, Sport e Track, além do modo E somente elétrico e livre de emissões. O modo Comfort combina acionamento elétrico e híbrido para uma condução prolongada com paradas e partidas, com o motor de combustão desligado em baixas velocidades e reativado quando a velocidade ou a aceleração exigem. Os modos Sport e Track utilizam o motor elétrico de uma forma cada vez mais agressiva para resposta e aceleração em baixas rotações (‘preenchimento de torque’) e incorporam estratégias de mudança de marcha mais precisas. O modo Track oferece a maior taxa de recarga da bateria de alta tensão. O modo E – que é o modo de “início” predefinido – foi aperfeiçoado para proporcionar uma maior autonomia de condução sem emissões.
O processo de mudança dos modos de direção Elétrico para Conforto, Esporte ou Pista foi aprimorado no MY25 Arturas. O processo de condicionamento do motor, que reduz as emissões do veículo aquecendo o conversor catalítico antes de acionar o motor de combustão, foi recalibrado para maior comodidade do motorista e agora é até 90% mais rápido *** quando selecionado pela primeira vez na inicialização.
O design visual e a arquitetura do novo Spider tornam-no imediatamente reconhecível como um Artura, apesar da integração do Hard Top Retrátil (RHT) e das alterações que este traz. A carroceria esculpida e ‘encolhida’; nariz característico de ‘cabeça de martelo’; grelhas do pára-lama dianteiro integradas; e as entradas de ar dos faróis são familiares, mas ainda assim impressionantes – assim como as portas diédricas que se abrem perto da carroçaria para permitir fácil acesso e saída em espaços de estacionamento apertados.
Mas como descapotável, o novo Spider é inquestionavelmente um supercarro com uma identidade visual própria, e os requisitos do sistema RHT são fundamentais para isso. Os novos contrafortes – que incorporam a estrutura de capotamento – incluem uma secção envidraçada para ajudar a visibilidade traseira, que também funciona como um canal para o fluxo de ar na área do compartimento do motor. Um vidro traseiro aquecido, que sobe ou desce com o toque de um botão para otimizar o conforto com o teto abaixado ou para permitir o som do escapamento na cabine para envolvimento adicional do motorista quando ele é levantado, está localizado entre os contrafortes.
As aberturas de refrigeração do trem de força, incluindo a chaminé em “V quente”, estão situadas mais na parte traseira do carro em comparação com o cupê, para acomodar o mecanismo RHT e a tampa do tonneau. Levantada e depois reposicionada quando o teto é operado para cima ou para baixo, a cobertura do tonneau tem uma estrutura leve de composto de carbono e pode ter acabamento em fibra de carbono brilhante, com custo extra, se desejado.
O Hard Top retrátil em si é um painel composto e de fibra de carbono, mas também pode ser configurado com um painel de vidro eletrocrômico, que pode iluminar a cabine – ou bloquear mais de 99% da luz solar – com o toque de um botão. A McLaren adotou tecnologia avançada de Partículas Suspensas (SPD) para esse recurso no Artura Spider, para reduzir ainda mais a transferência de calor para a cabine quando no modo mais escuro – mais de 96% da energia solar é bloqueada – ajudando a manter a temperatura do ar tão fria quanto possível.
O sistema RHT é acionado quase silenciosamente por oito motores elétricos. Dois motores dobram o painel do teto, dois levantam e abaixam a tampa traseira do tonneau e dois controlam as tampas aerodinâmicas na borda dianteira dos contrafortes do tonneau. Um outro motor é responsável pelo funcionamento do vidro traseiro e outro pelo mecanismo de travamento RHT. O teto é acionado por um controle suspenso dentro da cabine ou a partir da chave do veículo quando o carro está parado, permitindo que seja aberto ou fechado pelo lado de fora do veículo.
Além disso, o formato do teto foi projetado para canalizar o ar em direção à chaminé reposicionada para acelerar o fluxo de ar quente do trem de força. Até a moldura do pára-brisas foi revista e incorpora agora pequenas macas finamente esculpidas para reduzir o impacto no habitáculo quando o tejadilho é retraído – uma solução aerodinâmica leve que resume o nível de detalhe que foi incorporado no Artura Spider.
A cabine do novo Artura Spider – decorada com materiais de alto desempenho ou de luxo de acordo com a preferência do motorista – mantém o design proposital e focado no motorista do cupê. O volante “limpo” não contém botões nem controlos, para além das patilhas de mudança de velocidades esculpidas que se movem com o volante para uma ergonomia ideal do condutor. A bitácula do display do motorista, que se move com a coluna quando ajustada para alcance ou inclinação para garantir que todas as informações de direção estejam sempre na linha de visão do motorista, também abriga os controles para selecionar os modos Handling e Powertrain, permitindo mudanças – incluindo uma troca fácil entre elétrico e híbrido dirigir – sem tirar as mãos do volante. A exibição da tela da bitácula concentra-se em informações importantes para minimizar a distração do motorista e possui ainda um modo furtivo que oculta conteúdo não essencial, reduzindo distrações e promovendo concentração total na estrada à frente.
O inovador assento McLaren Clubsport é padrão na maioria dos mercados. Ajustando-se através de um arco elíptico para combinar a amplitude de movimento esperada de um encosto móvel com o peso leve e o apoio próximo de um assento anatômico, o assento Clubsport se adapta perfeitamente à estrada ou à pista. O suporte lombar ajustável pode ser especificado como um recurso adicional. Os motoristas que desejam um assento mais tradicional, mas ainda assim apropriadamente esportivo, podem optar pelos assentos confortáveis aquecidos e ajustáveis eletricamente com memória.
O sistema de infoentretenimento e conectividade McLaren do Artura (MIS II) usa duas telas de alta definição. Oferecendo níveis de capacidade de resposta de smartphones, o MIS II é capaz de espelhar smartphones e o Artura agora oferece carregamento sem fio como opção, para uso com dispositivos móveis habilitados e incorpora um retentor exclusivo de face macia que suporta o telefone na posição vertical vertical. Aplicativos familiares da McLaren – incluindo Variable Drift Control – também aparecem no MIS II.
O MIS II também permite uma série de recursos de assistência ao motorista ADAS com aviso de saída de faixa – que mantém a preferência do usuário até ser reativado manualmente por meio de um interruptor montado no painel frontal – e reconhecimento de sinais de trânsito agora instalados em todos os Arturas. Também estão disponíveis opcionalmente o Controle de Cruzeiro Adaptativo Inteligente com Modo de Acompanhamento Comutável, Assistência Automática de Máximos, Monitoramento de Pontos Cegos e Detecção de Tráfego Cruzado Traseiro.
O Artura também possui uma chave de veículo de baixo consumo Bluetooth que detecta quando o motorista está se aproximando do veículo e liga os sistemas para receber os ocupantes. Esta saudação inclui iluminação ambiente ‘escondida até iluminada’ nas portas, também atuando como lâmpadas de poça.
Uma gama revisada de opções e pacotes de opções são introduzidas com o MY25 Artura, incluindo componentes externos e internos de fibra de carbono e um elevador de veículo novo e mais rápido. O emblema prateado agora é uma opção gratuita, com o novo emblema Stealth – que incorpora emblemas pretos na frente e atrás, bem como um McLaren Speedmark preto nas tampas centrais das rodas – ajuste padrão.
Um sistema de áudio McLaren de cinco alto-falantes é padrão. Os clientes podem optar por especificar o aclamado sistema de áudio de som surround Bowers & Wilkins de 12 alto-falantes da Artura, que está disponível exclusivamente com o Technology Pack. Este sistema possui alto-falantes de médio porte Continuum™ da Bowers & Wilkins para garantir a reprodução precisa de vozes e instrumentos em toda a cabine, complementados por tweeters de cúpula dupla de alumínio Nautilus™ para fornecer maior clareza em altas frequências. O Artura Spider apresenta adicionalmente um alto-falante central traseiro adicional para otimizar os requisitos acústicos específicos do habitáculo conversível.
O MY25 Artura traz de série uma nova roda de 15 raios, com acabamento prateado. Um novo acabamento de roda Orum dourado está disponível nos designs de roda Dynamo e Star, com o último agora disponível em uma gama completa de acabamentos. A roda Caliber 10-Spoke Super-Lightweight junta-se à lista de rodas opcionais e está disponível com acabamento em Silver, Dark Stealth ou Gloss Black. Todas as rodas podem ser opcionalmente especificadas com parafusos de roda de titânio, economizando aproximadamente 0,4 kg de massa não suspensa – um indicativo do nível de atenção dado à redução de peso.
O preço do Artura Spider em seu mercado doméstico no Reino Unido é de £ 221.500 para a especificação padrão. Existem mais três especificações de interior, cada uma disponível por £ 5.050 adicionais: Performance, que tem uma estética mais esportiva; TechLux, onde o foco está no luxo técnico que o nome sugere; e Vision, que exibe um visual mais vanguardista e aventureiro.
Uma paleta ampliada de pinturas externas, algumas das quais estão disponíveis pela primeira vez no Artura, é introduzida no novo Spider; vinte cores Elite são oferecidas além das cinco cores padrão, com mais dezoito cores MSO também disponíveis.
Cada novo Artura vem de fábrica com garantia de veículo com quilometragem ilimitada de cinco anos; uma garantia de bateria de seis anos, 75.000 km/45.000 milhas e uma garantia de corpo anti-perfuração de dez anos. Estas garantias podem ser estendidas. Um plano de serviço de três anos também está incluído, assim como um pacote de assistência rodoviária de cinco anos.